Nesta quarta-feira (17), às 19h, a Câmara Legislativa do Distrito Federal outorga o título de Cidadão Honorário de Brasília ao músico Tião Rodrigues em sessão solene no plenário, com transmissão ao vivo pela TV Distrital (canal 9.3) e YouTube .
O autor da homenagem, deputado Chico Vigilante (PT), destaca a carreira musical de Tião Rodrigues, guitarrista e violonista autodidata, e sua contribuição para a comunidade artística e cultural do DF.
Hoje com 76 anos, Tião é natural de Silvânia (GO). Aos 15 anos de idade, iniciou a carreira musical em Goiânia. Aos 17, recebeu convite para integrar a Orquestra da TV Brasília e se mudou para a capital federal. Após tocar em São Paulo, voltou à Brasília e fundou a banda Squema 6, que se tornou conhecida nacionalmente.
Como guitarrista e violonista, ele acompanhou músicos como Nelson Gonçalves, Gal Costa, Luiz Gonzaga, Gonzaguinha, Fagner, João Bosco, Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Toquinho, Chico Buarque, Johnny Mathis, Fred Cole, entre outros.
Vigilante enfatiza que Tião Rodrigues ainda contribuiu para a formação profissional de dezenas de músicos, roadies, técnicos de som e luz, que hoje atuam em todo o Brasil, nos Estados Unidos e Europa. Foram convidados para a sessão solene desta noite músicos e personalidades do cenário artístico.
Agência CLDF