Meio Ambiente Meio Ambiente
Sistema de Outorgas do Igam já acumula mais de 3 mil pessoas físicas e jurídicas cadastradas
Ferramenta garante simplificação no processo de requerimento da regularização dos usos de água
13/09/2024 19h10
Por: Redação Fonte: Secom Minas Gerais

Na primeira semana do lançamento do Sistema de Outorga de Direito de Uso de Recursos Hídricos (Sout), a ferramenta, criada para facilitar e otimizar as análises e a gestão das outorgas de recursos hídricos em Minas Gerais, administrada pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) , já contabiliza 150 Responsáveis Técnicos e 3.220 Pessoas Físicas e Jurídicas cadastradas, além de 6.770 empreendimentos importados do Cadastro de Pessoas Físicas e Jurídicas (Cadu). Foram feitas, ainda, 18 requisições com seis emissões de Usos Isentos.

O sistema Sout foi anunciado durante a Semana da Água 2024, em março, e desde então passou por etapas de testes com servidores e usuários externos, até chegar ao estágio atual, que é a fase de operação.

“Essa primeira semana do Sout teve um resultado muito positivo. Os usuários e seus responsáveis técnicos estão conhecendo o sistema, tirando dúvidas de procedimentos e funcionamento do sistema. Pela facilitação e automatização que o Sout  traz, a tendência é que as solicitações de regularização aumentem nas próximas semanas”, explicou o coordenador do Sout e analista ambiental do Igam, Albert Oliveira.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Com o novo sistema em operação, os processos de outorga passaram a ser 100% digitais, por meio de uma única plataforma. A ferramenta pretende trazer simplificação do processo de requerimento da regularização dos usos da água, velocidade no processo de outorga, desde o requerimento até a publicação da portaria de outorga, além de segurança nas decisões, com análises automáticas sobre o uso racional da água e os impactos na disponibilidade hídrica.

Como acessar

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Para ter acesso ao Sout, é necessário que o usuário faça cadastro no Portal Ecosistemas, que reúne os principais serviços oferecidos pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema). Para isso, basta fornecer CPF, e-mail, criar uma senha e aceitar os termos.

Portanto, antes de solicitar uma outorga, o usuário precisa se cadastrar no  Portal Ecosistemas  e, após este passo, subir os documentos necessários no Cadu.

Continua após a publicidade

Confira os tutoriais produzidos pela equipe do Igam para orientar os usuários no acesso ao novo Sistema de Outorga de Direito de Uso de Recursos Hídricos (Sout):

Tutorial SOUT - Requerente

Tutorial SOUT - Responsável técnico

Confira os modos de uso que já estão disponíveis no Sout:

- Captação ou derivação em um corpo de água;
- Explotação de água subterrânea (Poço tubular profundo, poço manual, cisterna e surgência);
- Construção de barramento ou açude;
- Construção de dique ou desvio em corpo de água;
- Retificação, canalização ou obras de drenagem;
- Transposição de bacias;
- Aproveitamento de potencial hidroelétrico;
- Autorização de perfuração de poços tubulares;
- Declaração de Reserva de Disponibilidade Hídrica – DRDH;
- Notificação de intervenção emergencial em recursos Hídricos.