Mais de 2000 pessoas passaram pela Avenida Magalhães Barata para o Desfile Cívico-Militar do núcleo São Félix, o segundo na zona urbana de Marabá. A celebração da Independência do Brasil contou com apresentações de escolas e instituições que contemplaram o tema deste ano: “Educação para Equidade: Identidade, Pluralidade e Direito à Aprendizagem”.
Participaram do desfile os Núcleos de Educação Infantil Álvaro José da Silva e Olavo Bilac, as Escolas Municipais Maria Luzia de Oliveira, Walquise Viana da Silveira, Pequeno Pajé, Professora Maria Rosa Domingues Sá, Jarbas Gonçalves Passarinho, São Félix, Nossa Senhora de Fátima, Colégio Dom Bosco, Clube de Desbravadores, Estação Conhecimento, Exército Brasileiro, Departamento Municipal de Segurança Patrimonial (DMSP), Bandas Cristo Rei e CMRio e Banda Waldemar Henrique da Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM).
A estudante Ana Paula Ferreira, 15 anos, desfilou pela Escola Nossa Senhora de Fátima. Ela compartilhou seu sentimento em participar do momento cívico e a importância dos temas abordados nas apresentações.
“É a minha primeira vez desfilando pelo Nossa Senhora e eu acho que é uma oportunidade muito grande estar aqui pela primeira vez, poder participar e estar aqui prestigiando a nossa escola. A nossa sociedade precisa muito desses temas, sobre o meio ambiente, educação, temas sobre tudo o que envolve as nossas escolas, os nossos adolescentes, é muito importante”, afirma.
Foi o terceiro ano que Daiane Reis acompanhou o desfile em São Félix. Ela foi assistir o filho e a sobrinha desfilarem pelas escolas Maria Luzia de Oliveira e Pequeno Pajé.
“É um momento maravilhoso. Eu acho que é um momento que eles passam o ano todo esperando. É maravilhoso ver a criança desfilando, participando da Semana da Pátria”, ressalta.
As escolas aproveitaram para levar à avenida temáticas que iam ao encontro do tema da Semana da Pátria deste ano como: educação inclusiva, cultura, arte, identidade e respeito às diferenças, pluralidade, sustentabilidade. Alguns grupos prestaram homenagens à grande diversidade cultural do Brasil, profissões, danças e manifestações populares nacionais.
A Escola Jarbas Gonçalves Passarinho, por exemplo, dividiu seu desfile em cinco grupos que abordaram a história de Marabá como patrimônio; cultura e identidade, valorizando danças das regiões norte e nordeste do país; combate à violência e preconceito; importância da leitura e escrita para as crianças; e escola como lugar que realiza sonhos e transforma vidas.
A diretora Maria do Socorro Sousa comenta que a apresentação da escola tem como base as atividades realizadas no ambiente escolar durante todo o ano.
“Foi de acordo com os projetos trabalhados durante o ano. Não trouxemos para o desfile projetos que não foram vivenciados, mas foi a partir da vivência, do que foi trabalhado desde o início do ano, que os professores foram orientados pela coordenação, desenvolveram. Então, as crianças vivenciaram de fato o que vão apresentar aqui na avenida”, declara.
Entre as instituições que desfilaram estava o Clube de Desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo Dias, que atua com crianças e adolescentes de 10 a 15 anos. Eles se apresentaram também com banda de fanfarra. A líder Ludmila Chaves, 17 anos, do Clube Herdeiros do Rei, fala sobre o que esse momento significa para os desbravadores.
“É muito gratificante porque o clube treina para isso todos os domingos e a gente tem muita ordem e disciplina, faz parte. A gente espera muito pela Semana da Pátria. Todo ano é uma organização bem feita”, afirma.
A Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM) marcou presença por meio da Banda Waldemar Henrique e também por meio do projeto Música em todo Canto, que tem parceria com algumas escolas que desfilaram. A presidente da FCCM, Wânia Gomes, acompanhou o desfile.
“A agenda do 7 de setembro é muito importante para a Fundação porque um dos projetos que dá maior visibilidade, que chega mesmo em todos os cantos da cidade é o Música em todo Canto. Nós temos aqui a Banda Waldemar Henrique, que está abrilhantando o desfile de São Félix como fez em Morada Nova e sábado estará na Velha Marabá. Esse papel é muito importante enquanto questão de cultivar a cidadania dos nossos alunos, de promover a nossa pátria, esse momento de exaltação da importância educativa, que faz parte. Para a Fundação, é o cumprimento de uma missão cívica”, avalia.
Para fechar o desfile, entrou na avenida a equipe da Secretaria Municipal de Educação de Marabá (Semed), que é a responsável por organizar a Semana da Pátria. A titular da pasta, Marilza Leite, fez sua avaliação do segundo desfile realizado na zona urbana.
“A apresentação foi sensacional. Sentimento de dever cumprido. Encerramos ontem na zona rural, em Murumuru. Hoje, aqui, sensacional, participação muito boa. Realmente, sensação de dever cumprido. Estamos todos muito orgulhosos. A diversidade, inclusão, individualidade, que são temas bastante recorrentes atualmente e que estão na escola. Nós temos tratado muito desses temas justamente para que as crianças já cresçam com uma identidade mais positiva, mais inclusiva”, ressalta.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Paulo Sérgio Santos e Wellen Oliveira
The post Semed: Desfile cívico-militar de São Félix reúne escolas e outras instituições para celebrar o Dia da Pátria appeared first on Prefeitura de Marabá - Pa .