Quadro de funcionários da Semae irá dobrar com a chegada dos novos funcionários – Foto: Divulgação / Semae
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Economia Verde (Semae) divulgou nesta segunda-feira, 2, o resultado do processo seletivo para a contratação de 35 novos profissionais em caráter temporário. As novas vagas são para os cargos de administrador, biólogo, contador, economista, engenheiro, geógrafo, geólogo e técnico em Contabilidade. Com os novos contratados, a pasta que completou um ano em junho, dobra o número de funcionários.
“Somos uma secretaria estratégica nas ações de governo. É de extrema importância essa estruturação de quadro técnico. Assim colocaremos em prática as medidas que o governador Jorginho Mello nos confiou, que pretendem executar uma transição energética justa em Santa Catarina, bem como o pagamento de serviços ambientais e uma boa gestão dos recursos hídricos, por exemplo”, explicou o secretário de Meio Ambiente e Economia Verde, Guilherme Dallacosta.
Dos 35 novos contratados, 25 irão atuar diretamente na gerência de Outorga, para acelerar a entrega dos processos, e também apoiar as ações de segurança de barragens. Os ACTs também poderão colaborar na elaboração dos boletins metereológicos, o monitor de secas, além de toda a parte de planos de bacia. Experiência, formação e currículo dos candidatos foram critérios avaliados para a seleção e escolha final.
“Com a vinda desses ACTs pretendemos concluir as analises de solicitação de Outorga, já solicitadas, num prazo de até um ano. Acelerando e garantindo eficiência no serviço público. A regularização dos usuários de recursos hídricos é fundamental para gerenciarmos o uso da água entre todos os usuários. É o que garante a preservação ambiental e um desenvolvimento mais sustentável”, destacou a gerente de Outorga e Controle dos Recursos Hídricos da Semae e presidente da comissão de ACTs, Gisele Mori.
A Constituição de 1988 classificou a água como sendo um recurso dotado de valor econômico. Por isso, o uso do termo recurso hídrico. O direito de uso desse recurso é concedido pelo Estado, por meio da Semae, que executa o ato de Outorga.
Saber quem usa, quando usa e quanto usa é essencial para a preservação desse recurso e para garantir os usos múltiplos que envolvem a água, seja no setor industrial, irrigação, consumo humano e abastecimento público.