Educação Amazonas
Debates em torno do ‘Amazonas + Alfabetizado’ reúne articuladores regionais e representantes do MEC
O encontro aconteceu em comemoração ao primeiro ano de implementação do programa...
02/09/2024 22h56
Por: Redação Fonte: Agência Amazonas

Foto: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

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Em celebração ao primeiro ano do ‘Amazonas + Alfabetizado’, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar promoveu, nesta segunda-feira (02/09), um momento de socialização com os articuladores regionais do programa, que é oriundo do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), do Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC).

A secretária de Educação, Arlete Mendonça e representantes do MEC, também participaram dos debates.

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Lançado no dia 22 de agosto de 2023, o programa amazonense tem o objetivo de criar estratégias de alfabetização de todas as crianças até o final do 2° ano do Ensino Fundamental, além de também trabalhar a recomposição da aprendizagem, com foco na alfabetização de 100% dos alunos matriculados do 3° ao 5° ano do Ensino Fundamental, afetados pela pandemia. No Amazonas, mais de 360 mil alunos das redes públicas estadual e municipais integram o público-alvo da iniciativa.

“Nesta iniciativa, a Secretaria de Educação tem como uma das suas responsabilidades trabalhar a governança do programa em conjunto com as secretarias municipais dos 62 municípios amazonenses. Este é um dos eixos estruturantes do ‘Amazonas + Alfabetizado’ e, por isso, a importância de estarmos reunidos, discutindo melhorias e os novos passos do programa”, ressaltou a secretária de Educação, Arlete Mendonça.

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Nesta segunda-feira, a socialização contou, para além da discussão sobre o CNCA a nível nacional, com a análise das notas obtidas por município no Sistema de Avaliação do Desempenho Educacional do Amazonas (Sadeam) 2023, bem como com reflexões sobre conceitos de leitura no processo de alfabetização.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

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Articuladores em foco

Peças fundamentais no desenvolvimento do CNCA, os articuladores são os responsáveis para que as estratégias debatidas em larga escala cheguem na ponta, ou seja, no dia a dia de atividades das unidades de ensino da rede pública. Divididos em articuladores estaduais, regionais e municipais, a coordenadora-geral de alfabetização e coordenadora nacional de gestão e formação do MEC, Mônica Silva, explicou que os articuladores também são os responsáveis pelos ajustes no CNCA a nível estadual, justamente por conta da proximidade com as especificidades de cada lugar.

“Funcionamos em efeito cascata. Temos mais de 7 mil articuladores no país inteiro e uma rotina intensa de diálogo. Conversamos a cada 15 dias com os articuladores estaduais de todos os entes da federação, e a cada dois meses realizamos ciclos de formações com os articuladores regionais e municipais. Em todo encontro, alinhamos ainda mais a necessidade de cada lugar. Temos um país plural”, destacou Mônica.

E os esforços alcançaram resultados. Conforme dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Amazonas ultrapassou a meta estadual e foi o sexto estado brasileiro que mais avançou no percentual de alunos alfabetizados até o 2° ano do Ensino Fundamental em 2023.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

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O Indicador Criança Alfabetizada apontou que, no Amazonas, em 2023, 52% dos alunos foram alfabetizados até esta etapa, superando a meta de 44% para o estado. Presente na socialização desta segunda-feira, a articuladora regional do Baixo Solimões, Rozinalda Moreira, falou sobre a realidade vivida.

“A formação presencial é importante porque promove a interação entre os articuladores, a troca de experiências, e isso fortalece nossa atuação dentro dos municípios. É uma responsabilidade muito grande ser uma articuladora regional”, ressaltou Rozinalda, que trabalha com os municípios de Anamã, Anori, Caapiranga, Codajás e Coari (distantes a 165, 195, 134, 240 e 363 quilômetros de Manaus, respectivamente).

Para além da socialização, a Secretaria de Educação realizou, durante o último ano, outras ações destinadas aos personagens do programa. Entre formações de Língua Portuguesa e Matemática com professores, gestores e pedagogos e discussões sobre apropriação dos resultados do Sistema de Avaliação do Desempenho Educacional do Amazonas (Sadeam) com outros agentes educacionais, a iniciativa rendeu debates e reflexões.