Meio Ambiente Meio Ambiente
Sema reúne gestores das Unidades de Conservação para alinhamento estratégico
Com o intuito de aperfeiçoar a gestão das Unidades de Conservação (UCs) estaduais, a Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), por mei...
28/08/2024 10h38
Por: Redação Fonte: Secom Ceará

Com o intuito de aperfeiçoar a gestão das Unidades de Conservação (UCs) estaduais, a Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), por meio da Coordenadoria de Biodiversidade (Cobio), reuniu, nesta terça-feira (27), os gestores das UCs para diálogo sobre ações e alinhamento estratégico, no auditório do Parque Estadual do Cocó, em Fortaleza.

A titular da Sema, Vilma Freire, compareceu ao evento acompanhada do secretário executivo, Fernando Bezerra, e destacou a importância da iniciativa. “Esse encontro é uma oportunidade dos nossos gestores debaterem temas, trocarem conhecimento e experiências entre eles, e com a nossa equipe técnica da Secretaria, para aprimorar a gestão das Unidades de Conservação”, ressaltou.

De acordo com a coordenadora da Cobio, Patrícia Jacauna, a pauta do encontrou abordou temas como o Sistema Estadual de Meio Ambiente (SIEMA); Fluxos Processuais; Autorizações Ambientais; Ações de Educação Ambiental; A3P; Ouvidoria; Conselho Gestores, além do uso de plataformas e sistemas. “Esse é um importante momento para integração e planejamento, onde será tratado de assuntos administrativos, técnicos e gestão de todas as células que integram a Cobio”, pontuou.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Foto: Reprodução/Secom Ceará

Unidades de Conservação (UCs)

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) é responsável por administrar 39 Unidades de Conservação estaduais, que são áreas naturais protegidas estabelecidas por meio de instrumento legal, que possuem características naturais relevantes, com objetivos de conservar a diversidade biológica e outros atributos naturais nelas contidos, com o mínimo impacto. Elas são criadas para garantir a manutenção da biodiversidade e do equilíbrio ecológico, bem como proteger locais de grande beleza cênica, como serras, dunas, e cachoeiras. Além de permitir a sobrevivência da diversidade de animais e plantas, essas áreas contribuem para a oferta de serviços ecossistêmicos tais como: regulação do clima, ciclagem de nutrientes, disponibilização de água para abastecimento humano, proporcionar qualidade de vida às populações, dentre outros.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Informações sobre as unidades de conservação no estado do Ceará inseridas no Cadastro Estadual de UC – CEUC podem ser consultadas noPainel CEUC.