Meio Ambiente Piauí
Semarh realiza ação educativa em área de soltura de animais silvestres
A atividade foi realizada em parceria com o Ibama e o Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPA), na zona rural de José de Freitas.
27/08/2024 21h38
Por: Redação Fonte: Secom Piauí

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) realizou, nesta terça-feira (27), uma ação de monitoramento em Áreas de Soltura de Animais Silvestres (ASAS). A atividade foi realizada em parceria com o Ibama e o Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPA), na zona rural do município de José de Freitas.

A ação, que faz parte dos compromissos da Semarh no âmbito do "Programa Vida Livre", instituído por meio da Instrução Normativa 19/2014, visa promover o acompanhamento e fiscalização no interior e entorno das áreas de soltura de animais silvestres cadastradas pela Semarh.

A atividade contou com ação educativa e de sensibilização ambiental e sanitária sobre os animais silvestres, além da abordagem de moradores no entorno da área, em residências, bares, comércios e unidades básicas de saúde. Na ocasião, também foi realizada a soltura de um tamanduá-mirim e aves de rapina.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Foto: Reprodução/Secom Piauí

“Tal monitoramento se torna extremamente importante e estratégico, uma vez que propicia a mudança de atitude da população quanto ao cuidado com os animais silvestres na região. Também alerta para a importância da conservação ambiental e para as consequências administrativas, civis e criminais quanto às condutas lesivas cometidas contra à fauna, destaca a auditora fiscal Ambiental da Semarh, Danielle Melo.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

A ação representa o início do calendário de monitoramento, que será contínuo, com a parceria do Ibama e BPA. Um compromisso do Governo do Piauí, por meio da Semarh, na execução da Política Estadual de Proteção à Fauna Silvestre e Animais Domésticos no estado.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Continua após a publicidade