“Alô, Alô no ar Repórter Esso urgente”. Pouco mais das 7 horas da manhã o Presidente Getúlio Vargas suicidou-se” e deu mais “detalhes”. As 8h45 no segundo andar do Colégio Sophia Costa Pinto, que foi belíssima casa do Senador da 1º República comerciante Joaquim da Costa Pinto e sua esposa Sophia Henriqueta Aguiar Costa Pinto, no Corredor da Vitória, entra todo de linho branco o Diretor o alagoano bonissimo educador Professor Tenório Albuquerque. Todos nós nos levantamos, era assim, e ele, sério, diz: “as aulas estão suspensas; uma tragédia, pois o Presidente Getúlio Vargas suicidou-se. Saiam em silêncio e vão para suas casas até novo aviso”.
Em silêncio descemos as escadas de madeira de lei. Um grupo foi para a ABES — ASSOCIAÇÃO BAHIANA DOS ESTUDANTES SECUNDÁRIOS, na Lavadeira de São Bento. Fomos: Eu, Zequinha Costa Pinto, Mário Magno, o jovem Carlos Nelson Coutinho (depois Professor Emérito da PUC-Rio), com um livro que dei a ele “A Petrobras é Intocável”, de Gondim da Fonseca, Carlos Peçanha Martins, etc.
Fomos de bonde. Minha querida mãezinha liga para o Colégio e fala com a excelente Professora Hilda Castro (creio ser Castro). José Mário e todos já foram. Não queira assustar minha mãezinha, porém assustei. Estava com centenas de estudantes na Ladeira de São Bento: uma passeata aos gritos que o Presidente foi assassinado.
Até hoje não tenho dúvidas ou pegaram o revólver, colocaram na mão do Presidente para mata-lo. Lembram o nome famoso do programa da Rádio Nacional do Rio de Janeiro que a todo instante repetia? “Repórter Esso”. Standard Oil, Esso, Shell… assassinaram o Presidente Getúlio Vargas. Óbvio, a meu ver. A Petrobras foi criada por quem? Ele. Até hoje querem destruir a Petróleo Brasileiro S.A. Já destruíram tantas… e piora a situação.
Como Historiador tenho dois Getúlio Vargas: o que perdeu as eleições para Júlio Prestes, daí o golpe de 1930, início de modernidade em 1934, ditadura fascista em 1937 até 1945 e o eleita pós-guerra mundial, a segunda! A volta por eleições os Standard Oil não perdoou.
Com a famosa CIA, hoje faz 70 anos que mataram o Presidente Getúlio Vargas. Bem, isso os estudantes gritavam pelo país todo e foi um drama. Até hoje o “populismo” seja que lado for manda “a modernização” iniciada em 1934. O Estado da Guanabara tinha como capital do Brasil o Rio de Janeiro que pegava fogo. Ali se resolvia o País. Pois, hoje seria bom ler bons historiadores para saber a sina da A.L. ser quintal literalmente falando dos EUA (feitos pela Inglaterra, Irlanda, máfia siciliana…).
A História REAL é diferente da “estória” dos trilhionários. A história de ELON MUSK não é igual a dos descendentes dos índios, escravos, portugueses originais. Completamente diferente. TIO PATINHAS DO TIO SAM não é a Baixada Fluminense, as favelas e milhões de pobres trabalhadores. Mais foi Getúlio Vargas quem criou o salário mínimo.
É uma vergonha o salário mínimo hoje, já pensaram sem ele? O Brasil precisa fazer o que a China fez em 1949: libertar-se. Como… como… como…
Boa noite! 24.08.2024. Estou velho!