Fotos: Divulgação/CPMA
A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) realizou na manhã desta sexta-feira, 23, na sede do Comando da Polícia Militar Ambiental (CPMA), em Florianópolis, solenidade de formatura do Curso de Especialização em Policiamento Ambiental (Cepa), além da entrega de certificados aos policiais militares que atuaram nas enchentes do Rio Grande do Sul e a premiação do Valorem.
Com 27 alunos formados, o Curso de Especialização em Policiamento Ambiental teve como objetivo, desenvolver e aperfeiçoar os policiais militares em conhecimentos avançados, para que possam agregar novas informações e atuar de forma mais eficiente nas ações de policiamento ostensivo ambiental. Participaram também do curso dois policiais militares ambientais, da Polícia Militar do Tocantins.
Segundo o comandante do CPMA, coronel Jardel Carlito da Silva, “os policiais militares retornam para suas unidades com um incremento de conhecimentos, que serão aplicados diariamente, visando a proteção ambiental em Santa Catarina”.
Na segunda parte da solenidade foram entregues os certificados em homenagem aos policiais militares que atuaram nas enchentes do Rio Grande do Sul. No total, foram resgatadas 865 pessoas e 106 animais. A força-tarefa também transportou quase seis toneladas de alimentos e mais de 12.300 litros de água potável para as áreas afetadas.
Finalizando a solenidade, foi procedida a entrega dos certificados aos agraciados pelo Valorem no âmbito do CPMA. O Valorem é um programa da PMSC que trata da valorização e reconhecimento do mérito profissional do policial militar, que se destaca nas atividades de polícia ostensiva e de preservação da ordem pública.
Para o subcomandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), coronel Alessandro José Machado, a competência técnica da Polícia Militar Ambiental é altamente relevante e contribui para que ela seja reconhecida como uma das melhores do Brasil.
Estiveram presentes no evento o subcomandante-geral da PMSC, coronel Alessandro José Machado, o veterano comandante do CPMA, representando o secretário de Estado de Segurança Pública, coronel da reserva remunerada Fábio Henrique Machado,o secretário do Meio Ambiente e Economia Verde, Guilherme Dallacosta, o coordenador geral do Programa FlorestaSC, Alexander Christian Vibrans, além de outras autoridades militares e civis que foram recepcionados pelo comandante do CPMA, coronel Jardel Carlito da Silva.