No dia 24 de agosto de 2024, a Central Única das Favelas (CUFA), a frente parlamentar das favelas e a Frente Nacional Antirracista (FNA), mobilizarão milhares de pessoas em uma série de conferências estaduais das favelas em todo o Brasil. Esta mobilização faz parte de um esforço nacional que começou com conferências em mais de 3 mil favelas e agora avança para sua fase estadual, cujo objetivo é reunir conteúdos e propostas para serem apresentados na próxima cúpula do G20, no Rio De Janeiro.
Este momento marca um passo crucial para a amplificação das vozes das favelas, com a participação direta dos moradores das favelas na construção de uma agenda social e econômica para o país. A união entre a CUFA, a Frente parlamentar das favelas e a Frente Nacional Antirracista reforça o compromisso em enfrentar desafios estruturais e propor soluções a partir da perspectiva da favela.
Além das conferências, a CUFA e seus parceiros anunciarão no mesmo dia a iniciativa "Favela 30", que será uma contribuição significativa das favelas para a agenda climática de 2025. O movimento não ficará apenas no Brasil, mas nos 41 países onde a cufa tem escritório. O “Favela 30” visa destacar o papel central que as comunidades periféricas (Favelas) podem desempenhar no enfrentamento das mudanças climáticas e na construção de um futuro sustentável. A "Favela 30" será lançada oficialmente em 2025, com a conferência sediada no estado do Pará.
O evento promete ser um marco na luta por justiça social e climática, evidenciando a potência transformadora das favelas no Brasil e sua relevância global.
Sobre o “G20 - Favelas”
Serviço:
Data: 24 de agosto de 2024
Local: Escola de Samba Mocidade Alegre - Rua Samaritá, 1020 - Jardim das Laranjeiras, São Paulo–SP, 02518-080;
Horário: 10h às 12h
|