O pão de queijo com pernil servido no Minas Bar é sucesso entre atletas como a judoca Bia Souza. Exibindo as duas medalhas, ouro e bronze conquistadas para o Brasil, ela provou e pediu bis. Também medalhista em Paris, prata e bronze no Judô, William Lima aprovou o sabor da culinária mineira. Expressões como "hummmmm", "melhor do mundo", e "a mandioquinha tá o crime" foram ouvidas e repetidas por atletas de diversas modalidades e público em geral nestes 14 dias de Olimpíadas em Paris.
Continua após a publicidade
Continua após a publicidade
Continua após a publicidade |
Queridinho de quem procura a boa mesa e logo se encanta com a culinária mineira, o Minas Bar também vai ficar marcado na lembrança da skatista Rayssa Leal e da ginasta Flávia Saraiva, entre muitos outros visitantes.
Iniciativa do Governo de Minas , o espaço de degustação que serve receitas mineiras é um dos mais visitados da Casa Brasil, espaço montado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) no Parc la Villete, na capital francesa.
A ação propõe um mergulho em experiências só possíveis em Minas Gerais, e foi criado para promover as atrações turísticas do estado entre ateltas e público das Olimpiadas e Paralimpíadas de Paris.
Números
Do início das Olimpíadas, em 26/7, para cá, o Minas Bar, criado em parceria com o projeto Fartura Comidas do Brasil e Grupo Viela, serve a média 1,5 mil porções por dia.
Aos sábados, o chef Henrique Gilberto prepara nada menos que 1,8 mil porções do cardápio escolhido a dedo para apresentar a cozinha mineira durantes os jogos.
A ação promocional do Governo de Minas também conta com o espaço interativo Pedale por Minas - que convida o público para um passeio virtual por destinos de tirar o fôlego, como a Cachoeira do Tabuleiro, com 273 metros de queda livre, uma das mais famosas de Minas e do Brasil.
Secult / Divulgação
O espaço funciona durante as Olimpíadas, até domingo (11/8), dá uma pausa, e retorna para receber atletas e público das Paralimpíadas, de 28/8 a 8/9.
Cidades históricas e turismo de aventura
Secretária de Estado adjunta de Cultura e Turismo de Minas Gerais , Josiane de Souza destaca que as ações do Governo de Minas nas Olimpíadas de Paris, realizadas em transversalidade entre cultura, turismo e esporte, são uma vitrine importante para promover o Destino Minas.
"Brasileiros e pessoas de várias nacionalidades passam pelo Minas Bar, experimentam nosso cardápio, que segue conquistando paladares e corações. Por meio da cozinha mineira, do nosso jeito peculiar de receber, apresentamos, no exterior, nossa cultura e mineiridade", descreve.
A secretária também detalha a proposta para que o público de Paris possa passear por destinos famosos de Minas, como Ouro Preto e Tiradentes, cidades históricas consideradas joias do período colonial.
O turismo de aventura e natureza, outro atrativo de Minas, enche os olhos de visitantes que pedalam na bicicleta enquanto fazem um tour virtual por cidades como Catas Altas, Manhuaçu, Serro e Ouro Preto, entre outras.
Público
De acordo com estimativas da Plataforma Fartura Gastronomia e do Grupo Viela, durante a semana passam pelo Minas Bar de 3 a 4 mil pessoas. E aos fins de semana, até 5 mil pessoas.
De 26/7, data da abertura do espaço, até quarta-feira (7/8), já foram servidas 20 mil porções de comida mineira no espaço montado no Parc la Villete, na capital francesa.
Para as Paralimpíadas, a expectativa de divulgar destinos para turismo e a culinária de Minas seguem a todo vapor.
“As ações do Governo de Minas em Paris contribuem de forma muito positiva para internacionalizar ainda mais o Destino
Minas, especialmente por meio dos atrativos turísticos, da cozinha mineira e das oportunidades de negócios", destaca o superintendente de Políticas do Turismo e Gastronomia da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG), Petterson Tonini.
E finaliza: "tenho a certeza de que muito em breve vamos ver os resultados no impulsionamento do turismo e da economia da criatividade, após essa promoção dos atrativos de Minas durante os jogos, evento que atrai milhões de pessoas do mundo todo”, ressalta.