O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), finalizou, no final de semana, o projetoPraia Consciente 2024, desenvolvendo ações educativas nos municípios de Araguanã, São Miguel, Itaguatins, Peixe e Araguatins.
A temporada atrai milhares de visitantes às praias do Tocantins e esse aumento do fluxo de pessoas também torna necessária a conscientização dos usuários quanto a preservação ambiental e ao descarte de resíduos (lixo) em locais apropriados.
"Esta edição doPraia Conscientemarcou pelo envolvimento de todos os servidores da secretaria que estiveram presente nas ações do projeto, levando esta mensagem de conscientização, da importância de manter nossas praias limpas e bem-cuidadas”, destacou o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis.
O projetoPraia Conscientefoi oficialmente lançado em Araguacema no início de julho, como objetivo principal de conscientizar os usuários – incluindo comerciantes, barqueiros e turistas – sobre a importância da preservação do meio ambiente e descarte adequado de materiais rejeitados.
O policial civil Evanio Pereira Soares, da Praia Ilha Grande, do município de Araguanã, enfatizou a importância do trabalho que o projeto vem desenvolvendo nas praias do Estado. “Nós pedimos que as pessoas tenham senso de cidadão, junte o lixo, não jogue em qualquer lugar, para que nós sempre tenhamos praias limpas”, pontuou.
A diretora de Educação Ambiental para a Sustentabilidade, Erliette Gadotti, ressaltou que a iniciativa tem o propósito de chamar a atenção para a importância da preservação do meio ambiente e, por consequência, o descarte em local apropriado dos resíduos. Segundo a diretora, o projeto visitou 19 praias, conforme o cronograma inicial. “Atuamos no sentido de sensibilizar a população para a preservação dos nossos ambientes naturais e garantir que nossas praias sejam exemplo de boa gestão ambiental. E, nesse sentido, pequenas atitudes fazem toda diferença”, salientou.
Além doPraia Consciente, as ações também marcaram a realização do projetoPraia Acessível, que busca promover a inclusão por meiode cadeiras anfíbias para pessoas com necessidades especiais.