Neste domingo, dia 28 de julho, a cidade de Jacobina, situada na Chapada Diamantina, celebra 302 anos de sua fundação, ocorrida em 1722. Com uma história rica que remonta ao período da colonização portuguesa no Brasil, Jacobina foi originalmente habitada por indígenas e ganhou destaque no século XIX devido à exploração de minas de ouro e diamantes. Esse período de intensa atividade mineradora foi o ponto de partida para o desenvolvimento inicial da cidade.
Desde agosto de 1998, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA) tem uma inspetoria na Cidade do Ouro, atualmente localizada na Avenida Paulo Souto, n.º 144 A, Nazaré. A inspetoria atende a 614 profissionais registrados, a partir de um dedicado time liderado pelo geólogo Rossini Cocentino, inspetor-chefe, e composto pelo assistente administrativo Fernando de Souza e pelos fiscais Gilson Almeida e Wagner da Silva.
“O Crea-BA tem sido um parceiro fundamental no desenvolvimento de Jacobina, assegurando que as práticas de engenharia, agronomia e geociências sejam realizadas com a máxima qualidade e segurança,” destaca Rossini Cocentino, inspetor-chefe. “Os profissionais da nossa região são essenciais para o crescimento contínuo da cidade, aplicando seus conhecimentos técnicos para criar soluções inovadoras e sustentáveis que beneficiam toda a comunidade.”
A colaboração entre o Crea-BA e os profissionais locais, tem sido determinante para a cidade manter seu ritmo de crescimento, sempre focada na melhoria da qualidade de vida de seus habitantes e na preservação de seu patrimônio histórico e cultural.
“Parabenizo Jacobina e todos os seus cidadãos por mais este ano de conquistas e avanços. É uma honra para o Crea-BA fazer parte desta trajetória de sucesso, e continuaremos a trabalhar juntos para um futuro ainda mais promissor,” conclui Rossini Cocentino.
Celebrar o aniversário de Jacobina é reconhecer a importância do trabalho conjunto de suas instituições e profissionais, que, dia após dia, constroem uma cidade próspera e repleta de oportunidades, preservando, ao mesmo tempo, sua valiosa história e tradição.
Sobre o Crea-BA:
O Crea oferece serviços como registros, vistos e a emissão da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica). A ART é um documento essencial para identificar os responsáveis técnicos nas áreas de Engenharia, Agronomia, Geociências e Urbanismo. Trata-se de um instrumento legal vital tanto para prestadores de serviços quanto para contratantes, permitindo a identificação da autoria, estabelecimento de regras contratuais e contribuição para a formação do Acervo Técnico Profissional.
Mais informações: www.creaba.org.br
Texto: Camila Fiuza / Foto: Divulgação.