A Secretaria dos Esportes do Piauí (Secepi) executará o projeto Futebol de Base em Beneditinos, entre os meses de julho e dezembro. O objetivo é utilizar o esporte como ferramenta de inclusão social de crianças e adolescentes.
O projeto prevê a implantação de três Núcleos Educacionais de Futebol, conhecidos como escolinhas de base. O primeiro com atividades no Campo do Prado, no bairro Santa Cruz. O segundo no Campo de Várzea da Barrinha, no bairro Barrinha, e o terceiro no Campo da Boa Lembrança, no bairro Boa Lembrança.
Esses núcleos atenderão alunos, com idade entre 13 e 19 anos, de ambos os sexos. Serão realizados cinco treinamentos técnicos semanais, ministrados por profissionais qualificados, que também monitorarão o desenvolvimento escolar e familiar dos alunos.
Segundo o superintendente da Secretaria dos Esportes, Pedro Rodrigues, a proposta do desporto educacional é utilizar o esporte como fator de mudança social, buscando o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes. “Consideramos a realidade sociocultural das crianças e adolescentes e vemos que eles, como indivíduos, são capazes de fazer mudanças em sua comunidade por meio da vivência no esporte", pontuou.
A secretária dos Esportes, Josiene Campelo, destacou a importância do projeto: "O esporte, em especial o futebol, é uma ferramenta de auxílio no processo de desenvolvimento educacional e social. Acreditamos que as ações propostas oferecerão aos participantes a possibilidade de enfrentamento dos problemas do dia a dia, além de contribuir com o fortalecimento da cidadania", disse.
Durante a implantação do projeto será realizada a Copa Entre Rios de Futebol de Base para as categorias sub-20, sub-17 e sub-15. O campeonato ocorrerá de 14 a 21 de setembro de 2024 e contará com a participação de escolinhas, divididas em três categorias. A competição será realizada em três fases: grupos, semifinais e final.