Economia São Paulo
Qualifica SP Meu Primeiro Emprego tem 9,3 mil vagas em cursos profissionalizantes
A ação é destinada a jovens de 16 a 24 anos, com ensino fundamental completo, que moram no estado e desejam ingressar no mercado de trabalho O post...
22/07/2024 13h03
Por: Redação Fonte: Secom SP

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), prorrogou o período de inscrições até 6 de agosto de mais de 9.300 vagas que estão disponíveis em cursos profissionalizantes gratuitos do Qualifica SP – Meu Primeiro Emprego. Os cadastros podem ser feitos pelo site www.qualificasp.sp.gov.br , no qual é possível consultar os municípios participantes.

A ação é destinada a jovens de 16 a 24 anos, com ensino fundamental completo, que moram no estado e desejam ingressar no mercado de trabalho. Luiz Filipe, por exemplo, é graduado em Direito aos 24 anos de idade e optou por cursar AutoCAD para aprimoramento profissional. “É muito importante mostrar para o mercado de trabalho que você é fluente em ferramentas de tecnologia. Por isso, considero o Qualifica SP tão importante”, relata.

De acordo com dados do Ministério do Trabalho, o primeiro trimestre de 2024 registrou 4,6 milhões de jovens entre 14 e 24 anos que não estudam nem possuem ocupação profissional.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

LEIA TAMBÉM: Estado de São Paulo cria 329 mil empregos formais nos primeiros cinco meses do ano

Sobre os cursos

Todos os cursos foram pensados e desenvolvidos para atender às demandas atuais do mercado de trabalho e abrangem as seguintes áreas: Tecnologia da Informação; Gestão e Negócios; e Automotivo. A oferta conta com 24 opções de qualificações disponíveis, entre presenciais (6.445 vagas) e remotas (2.893 vagas), que têm duração de 120 horas e que poderão ser realizadas ao longo de quatro meses.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

As aulas presenciais vão ocorrer em instituições de ensino parceiras, como Escolas Técnicas (Etecs), Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais do Centro Paula Souza (CPS) e unidades do Senai de 89 municípios do estado de São Paulo. Já os cursos online serão ministrados de maneira ao vivo por meio da plataforma da Escola Start.

A convocação dos candidatos selecionados ocorrerá por meio do e-mail informado durante o ato da inscrição. As aulas têm previsão de início para 10 de agosto.

Continua após a publicidade

Confira as 24 opções de cursos nas áreas de Gestão e Negócios, Tecnologia da Informação e Automotivo:

Administração de Redes Windows;
Ajudante de Logística;
Aprenda a Programar em C#;
Assistente Financeiro;
Auxiliar de Vendas;
Criação de Aplicativos;
Criação de Sites com Marketing Digital;
Criação de Sites e Plataformas Digitais;
Desenho no AutoCAD;
Desenvolvimento de E-commerce;
Desenvolvimento de Software para web e celular;
Design de Plataforma Digitais e Experiência do Usuário;
Excel Aplicado à Área Administrativa;
Gestão de Pequenos Negócios;
Introdução à Robótica Utilizando Arduíno;
Introdução ao Banco de Dados;
Introdução ao Desenvolvimento em Java;
Jogos Digitais;
Marketing Digital e Vendas em Redes Sociais;
Office 2019;
Rotinas de Recursos Humanos;
Segurança Cibernética Fundamental;
Técnicas de Atendimento;
Tecnologia e Eletricidade Automotiva.

Sobre a SDE

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), pasta do Governo do Estado de São Paulo, exerce papel fundamental para a reindustrialização e atração de investimentos com foco na geração de emprego, renda e desenvolvimento regional. Além disso, conta com programas de capacitação profissional, ações de fomento ao empreendedorismo, que incluem linhas de microcrédito do Banco do Povo. Tem como instituições vinculadas a InvestSP, a Desenvolve SP e a Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp).

Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
https://bit.ly/govspnozap