A Quitanda da Agricultura Familiar completa, nesta sexta (12), o primeiro ano de parceria da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) com a Rede Clube, com o projeto Quitanda da Clube. A ação faz parte do Programa de Valorização da Agricultura Familiar para facilitar a comercialização dos produtos dos agricultores no entorno de Teresina.
A secretária da SAF, Rejane Tavares, celebra o aniversário da Quitanda da Rede Clube e reforça que a emissora foi a primeira empresa a aderir à feira dos agricultores familiares. Ela aponta o sucesso na realização da quitanda com empresas privadas como forma de ampliar oportunidades de comercialização.
"A gente conseguiu, por meio da estratégia da Quitanda, abrir portas de empresas privadas para receber os agricultores familiares. E aqui na Rede Clube foi muito bom, porque a emissora abraçou de fato o projeto, incentivou, foi às comunidades conhecer a produção, o processo produtivo, há uma interação muito grande aqui entre os agricultores familiares e os funcionários da TV Clube. Então é uma das principais experiências da gente que vem dando certo. Um ano a gente mostra que tem sustentabilidade, que o projeto se consolidou aqui dentro da empresa e que os agricultores ficam extremamente satisfeitos", apontou a secretária.
Wilson Chaves é um dos agricultores do chamado Cinturão Verde, região que compreende a zona rural de Teresina e cidades vizinhas. Por meio da Quitanda da Agricultura Familiar, ele faz parte da cadeia de ovinos, e leva às feiras uma variedade de carnes. Para Wilson, o projeto é mais uma fonte de renda para vender os produtos.
"Tem sido muito bom, é uma parceria que está dando certo, tem ajudado muito a trazer o produto diretamente ao consumidor. Do início até hoje foi muito bom para gente também, foi bem divulgado, tem ajudado muito na venda dos produtos, o pessoal procura pelo Instagram, procura pelas feiras, quer saber onde é que tem a feira para ir junto, participar também, fazer as compras. É uma coisa que está dando certo, a gente espera que continue, que a gente está junto", disse.
Para Eulália Vasconcelos, coordenadora de ESG Somos Mais - programa da Rede Clube que incentiva a alimentação saudável e o apoio ao trabalho da agricultura familiar regional, a Quitanda aproxima o produtor do consumidor e estimula a troca de conhecimento sobre os alimentos comercializados.
"A Quitanda traz a agroecologia, traz o pequeno produtor, a gente aproxima o pequeno produtor dos nossos funcionários e a gente também leva comida saudável para as nossas famílias. A partir da venda direta, as pessoas buscam conhecer como é o alimento que é consumido, tira dúvidas sobre armazenamento e a riqueza nutricional. É uma oportunidade única de conhecimento", destaca.
Quitanda da Agricultura Familiar
Atualmente, 24 grupos e coletivos da agricultura familiar estão regulamentados para atuar no projeto, que além das empresas, leva produtores para as feiras públicas e condomínios. De acordo com o levantamento realizado pela Diretoria de Parcerias Empresariais da SAF, a Quitanda da Agricultura Familiar movimentou mais de R$ 600 mil no primeiro ano.