Domingo, 07 de Julho de 2024
27°

Parcialmente nublado

Salvador, BA

Meio Ambiente Climatempo

Instituições debatem impacto do clima no 1º Fórum Desafios Climáticos na Bahia.

Neoenergia Coelba, Climatempo e as defesas civis de Salvador e da Bahia participaram do evento

04/07/2024 às 18h54
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Neo Energia
Compartilhe:
Crédito: Lucas Assis/Neoenergia Coelba / Foto: Divulgação
Crédito: Lucas Assis/Neoenergia Coelba / Foto: Divulgação

Tempestades severas e calor extremo estão acontecendo com maior frequência em todo o mundo, exigindo das empresas e órgãos que se adaptem à nova realidade. Para fomentar o debate acerca do tema, a Neoenergia Coelba promoveu, nesta quinta-feira (4), o 1º Fórum Desafios Climáticos na Bahia com a participação da empresa especializada em meteorologia, Climatempo, e as defesas civis de Salvador e do estado. O evento foi realizado na sede da distribuidora em Narandiba. 

Na ocasião, a Climatempo apresentou as projeções de temperatura e precipitações no estado até o próximo verão, com destaque para a chegada do evento climático La Niña e a sua influência na Bahia. 

Diante deste cenário, a Neoenergia Coelba apresentou o seu plano de investimento e a preparação da companhia para períodos de adversidade climática. A distribuidora irá aportar, até 2027, R$ 13,3 bilhões em obras estruturantes em toda a Bahia, aumentando a robustez do sistema elétrico também para as mudanças referentes ao clima. 

Em campo, profissionais da distribuidora realizam manutenções preventivas para mitigar o impacto de fatores externos no sistema de distribuição de energia, a exemplo da queda de árvores e descargas atmosféricas. Ao longo de 2024, profissionais da Neoenergia Coelba irão inspecionar cerca de 90 mil quilômetros da rede elétrica — o equivalente a duas voltas ao mundo, e realizarão 342 mil podas, além de 37 mil manutenções estruturais. 

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Ainda, a empresa apresentou seu plano de contingências que, ao ter ciência de uma previsão climatológica adversa, uma sala pré-crise é montada para monitorar o sistema elétrico e analisar os possíveis cenários. A distribuidora também tem definido os níveis de emergência e as ações que devem ser adotadas em cada situação, reforçando o efetivo operacional quando é necessário. Ao fim de toda contingência, a Neoenergia Coelba realiza análises para verificar oportunidades e aumentar a resiliência do seu sistema. 

“A Neoenergia Coelba possui protocolos bem definidos para atuar durante adversidades climáticas. A distribuidora busca se antecipar a possíveis situações extremas por meio de estudos e diálogos com especialistas em meteorologia. Com isso, são elaboradas ações estratégicas e operacionais visando mitigar o impacto para nossas operações e principalmente para nossos clientes”, destacou o superintendente Técnico da Neoenergia Coelba, Thiago Martins.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Durante o evento, a Defesa Civil de Salvador, que foi certificada pela ONU como Hub de Resiliência, destacou como a instituição vem se adaptando à nova realidade.”Nós temos, em Salvador, 171 áreas monitoradas, investindo para que a capital se torne uma cidade cada vez mais resiliente. Nós temos um sistema municipal de defesa civil bem ativo e, através de um monitoramento constante, conseguimos manter uma conexão e gestão rápida, atuando com a Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman) e com a própria Neoenergia Coelba”afirmou Sosthenes Macedo, Diretor-Geral da Defesa Civil de Salvador. 

“A nação chamada Bahia, com toda sua extensão territorial, tem nos dado desafios importantes. Não podemos prescindir do uso de inteligência artificial, além de estarmos estimulando a produção de conhecimento através de uma política estadual de proteção e defesa civil”, comentou Osni Bonfim, coordenador adjunto da Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec). 

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

O 1º Fórum Desafios Climáticos na Bahia contou com a participação de aproximadamente 100 pessoas e integra o plano de ação da Neoenergia Coelba para mitigar os efeitos das mudanças climáticas para a população baiana, demonstrando o compromisso da empresa com os seus consumidores.

Sobre a Neoenergia Coelba - A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia, empresa da Neoenergia, é a terceira maior distribuidora de energia elétrica do país em número de clientes e a sexta em volume de energia fornecida, sendo a maior do Norte-Nordeste. Presente em 415 dos 417 municípios baianos, a Neoenergia Coelba tem uma área de concessão de 563 mil quilômetros quadrados, com mais de 6 milhões de clientes (mais de 15 milhões de habitantes).

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários