Geral Tocantins
Agência de Metrologia realiza Operação Especial Férias Seguras
Ação visa reduzir a ocorrência de acidentes relacionados a produtos como capacetes, pneus para motocicletas, colchonete de espuma e churrasqueiras
03/07/2024 13h29
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Secom Tocantins

A Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), começou nessa segunda-feira, 1º de julho, a Operação Especial Féria Seguras, com a fiscalização de produtos certificados: capacetes, pneus para motocicletas, dispositivo de retenção para crianças, colchonetes de espuma, grill, grelha e churrasqueira elétrica. A operação, nacional, coordenada pelo Inmetro, segue até esta sexta-feira, 5.

No Tocantins, a ação ocorre na região central e visa atestar que a mercadoria foi fabricada de forma a atender os requisitos de uma norma ou de um regulamento técnico, bem como reduzir a ocorrência de acidentes.

De acordo com o presidente da Agência de Metrologia, Jerônimo Júnior, a operação especial é de extrema importância pois representa para a sociedade a oferta de mais segurança ao consumidor evitando a ocorrência de possíveis acidentes de consumo desnecessários.

Continua após a publicidade

Fiscalização

As Operações Especiais de Fiscalização visam retirar do mercado produtos que apresentem indícios ou problemas identificados por meio das ações de monitoramento do Inmetro e da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade (RBMLQ-I), tais comorecalls, reclamações, denúncias fundamentadas e relatos de acidentes de consumo.

Continua após a publicidade

Os produtos com foco na Operação Férias Seguras são regulamentados pelo Inmetro e, portanto, devem exibir o selo de conformidade, que é a evidência de que foram testados e atendem aos requisitos mínimos de segurança.

Durante todo o ano, o Inmetro e os órgãos delegados monitoram o mercado, realizando periodicamente operações especiais para reforçar a segurança dos produtos comercializados no mercado brasileiro, minimizando os riscos de acidentes para o consumidor.

Continua após a publicidade