A Secretaria da Justiça (Sejus), em parceria com a Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina, realizou, na manhã desta terça-feira (02), a vacinação contra varicela, conhecida como catapora, nos internos do pavilhão F da Penitenciária Irmão Guido, na zona sul da capital. A vacina tetra viral aplicada nos detentos protege contra varicela, caxumba, sarampo e rubéola.
A partir da avaliação médica dos internos com sintomas da infecção viral, a equipe de saúde realizou o controle com o isolamento do pavilhão.
Segundo a gerente de Saúde Prisional, Jackelene Menezes, o intuito é diminuir o contágio. “A vacinação foi realizada nos demais internos que não contraíram a doença. Hoje temos oito internos com sintomas, todos estão sendo tratados e devem passar cerca de 20 dias em isolamento. Uma vez adquirido o vírus da varicela, a pessoa fica imune”, explica a gerente.
A vigilância em saúde da FMS esteve na unidade prisional realizando a aplicação de 169 doses do imunizante. A vacina tetra viral faz parte do calendário anual ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).