Quem passava pela BR 070 em Primavera do Leste, há alguns anos atrás, deve se lembrar das pequenas casas às margens da estrada, sem estrutura. Um problema que se arrastava por muitas décadas. Os moradores que ali residiam estavam expostos aos mais diversos riscos, principalmente pela grande circulação de carretas pela rodovia. A área pertencia ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e havia uma decisão judicial que autorizava o despejo das famílias.
Com a confecção do Projeto enviado pelo Executivo à Câmara Municipal, a realidade dessas pessoas começou a mudar. A partir da aprovação da Lei Nº 1781 de 12 fevereiro de 2019, foi criado o “Programa Vida Nova”. Ele viabilizou e subsidiou a construção de 30 unidades habitacionais para os moradores das margens da BR 070, com renda bruta de até dois salários mínimos, entregues em 2021.
O projeto, executado com recursos próprios, segue a todo vapor com o anúncio realizado ontem (01.07) pela Prefeitura Municipal da construção de mais 30 casas populares, dando continuidade ao compromisso firmado no Programa Vida Nova. Os beneficiários são as pessoas que viviam às margens da BR, cadastrados no Setor de Habitação até 2015. Assim, ao final do projeto, serão entregues 60 unidades habitacionais. O valor da obra está estimado em mais de R$ 3 milhões de reais com previsão de entrega das casas para o final deste ano.
“As famílias viviam às margens da BR 070 em situação de vulnerabilidade social, correndo risco de vida. E conseguirmos viabilizar moradia digna, segura e com qualidade de vida para essas famílias é algo inestimável e que muito orgulha nossa gestão”, celebrou o prefeito Leonardo Bortolin”.
As novas residências ficam localizadas no Loteamento Cidade Satélite, bairro Primavera III. Os beneficiários do Programa ainda recebem a isenção do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) para o primeiro registro dos imóveis e do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) no ano de recebimento do imóvel.
“A sensação agora é de alívio, sabendo que eu vou dar um futuro melhor para meus filhos. A sensação é que estou num lugar que ninguém me tira mais, eu e meus filhos”, comentou Cristiane Rodrigues, moradora contemplada com a nova residência.
O local de construção das casas é privilegiado e próximo da Feira Municipal, escolas municipais e estaduais, faculdade, posto de saúde, CRAS, supermercados e comércios.