Sábado, 23 de Novembro de 2024
28°

Tempo nublado

Salvador, BA

Meio Ambiente Acre

Gestora do Estado recebe Cruz do Mérito da Amazônia por sua atuação à frente da pasta do meio Ambiente

Pela atuação como gestora pública à frente da pasta ambiental no governo do Acre, contribuindo para preservação do meio ambiente e o desenvolviment...

30/06/2024 às 16h16
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Secom Acre
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Acre
Foto: Reprodução/Secom Acre

Pela atuação como gestora pública à frente da pasta ambiental no governo do Acre, contribuindo para preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável da Amazônia e do Brasil, a secretária Julie Messias recebeu a honraria da Cruz do Mérito da Amazônia, no Grau Dama Comendadora.

Secretária Julie Messias recebe Cruz do Mérito da Amazônia por sua atuação à frente da pasta do meio Ambiente. Foto: Janine Brasil/Sema
Secretária Julie Messias recebe Cruz do Mérito da Amazônia por sua atuação à frente da pasta do meio Ambiente. Foto: Janine Brasil/Sema

A entrega da honraria ocorreu na noite deste sábado, 30, no buffe AFA Jardim, em Rio Branco, durante o evento Ícones da Amazônia, realizado pela Câmara Brasileira de Cultura e Academia de Ciências e Artes.

A Câmara Brasileira de Cultura é uma ONG de nível Nacional reconhecida nas Américas do Sul e Central, Caribe e Europa. Estimula o universo científico e todas as manifestações de arte, pesquisa, estabelece intercâmbios culturais com outros países, homenageia personalidades que se destacam no meio acadêmico, social, ciências exatas e humanas, ambiental entre outros.

A secretária do Meio Ambiente, Julie Messias, falou que a premiação não é para ela, mas sim para todos os que fazem parte da equipe de governo que buscam atuar na conservação e preservação do meio ambienta.

Continua após a publicidade

“Agradeço pelo reconhecimento, ser homenageada por fazer a minha parte, como gestora pública, por cuidar do nosso meio ambiente com muito esforço e dedicação e união com minha equipe, que não posso deixar de citar, e minha família. Agradeço também ao governador Gadson Cameli pela confiança no meu trabalho à frente da Sema e todos os demais agentes que atuam com integração junto à nossa pasta de Meio Ambiente”, afirmou.

Parte da equipe da Sema, família e amigos foram prestigiar o evento. Foto: Divulgação
Parte da equipe da Sema, família e amigos foram prestigiar o evento. Foto: Divulgação

A gestora, que também é presidente do Comitê Diretivo do GCF no Brasil e do Fórum de Secretários da Amazônia Legal, falou da atuação conjunta entre os secretários da Amazônia Legal.

Continua após a publicidade

“Enfrentamos cotidianamente desafios significativos, embora tenhamos realidades distintas, então, também dedico essa honraria aos colegas secretários da Amazônia Legal”, acrescentou.

Acre no cenário ambiental

Em 2023, o Acre obtive resultados significativos com a redução de 69% no desmatamento, de acordo com o Relatório Anual de Desmatamento no Brasil (RAD), do MapBiomas, e de 45% nos focos de queimadas, segundo mapeamento do Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiente (Cigma).

Continua após a publicidade

O Acre foi também o primeiro estado a ter o projeto aprovado pelo Fundo Amazônia, cujo contrato foi assinado pelo governo do Estado em abril deste ano, no valor de aproximadamente R$ 98 milhões.

Além disso, dentre as ações, há a Rede de Governança Ambiental, uma união entre estado e municípios no enfrentamento aos ilícitos ambientais, ações contínuas de educação ambiental, realização de mutirões de regularização ambiental entre outros.

“Para este ano o desafio continua, enfrentamos atualmente um cenário de seca extrema, chuvas abaixo da média em função do prolongamento dos efeitos do El Niño. Lançamos, junto aos demais órgãos que compõem a agenda ambiental, o Decreto de Emergência Ambiental e a Segunda Fase da Operação Protetor dos Biomas. Pela Sema iremos lançar os programas estaduais ReflorestAcre – recuperação e a conservação das áreas de proteção ambiental -, o Bioguardião – formação de monitores ambientais da biodiversidade e a formação de brigadas de prevenção e combate a queimadas – e o Água Boa – leva água de qualidade às Unidades de Conservação Estaduais”, disse.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários