Cidades Lucas do Rio Verde
Sede do Museu Histórico de Lucas do Rio Verde será entregue neste sábado (29)
Mais uma opção de lazer será entregue aos luverdenses neste sábado (29). Após o período de reforma, a Casa de Pedra será reaberta e se tornará sede...
27/06/2024 10h30
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde - MT

Mais uma opção de lazer será entregue aos luverdenses neste sábado (29). Após o período de reforma, a Casa de Pedra será reaberta e se tornará sede do Museu Histórico de Lucas do Rio Verde. O espaço terá exposições permanentes e temporárias, com a trajetória do município, por meio das narrativas históricas, além de diversos materiais usados pelos primeiros moradores.

A cerimônia de reinauguração será aberta ao público e acontecerá neste sábado, dia 29 de junho, a partir das 16h, na Rua Santa Fé, no centro da cidade.

Na ocasião, será realizado o tombamento do espaço como Patrimônio Histórico e Cultural do município.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Sobre a Casa de Pedra

A Casa de Pedra foi inaugurada em 27 de novembro de 2004, com o objetivo de se tornar a sede administrativa do Parque dos Buritis, no coração de Lucas do Rio Verde. Marcada na história por suas características peculiares, com seu formato octogonal, a casa foi construída no estilo rústico com “Pedras Cangas”, que foram retiradas das margens da BR-163, na região da Comunidade São Cristóvão.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Apesar de ter sido arquitetada para sediar o corpo administrativo do parque, o espaço nunca foi utilizado para essa finalidade, e sediou durante os anos a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, a Casa do Artesão, a Guarda Civil Municipal, a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (EMPAER), a Casa dos Conselhos e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em março de 2024, foi dado início a reforma da Casa de Pedra para adequação e ocupação pelo Museu Histórico de Lucas do Rio Verde, momento em que foi iniciado também o processo de tombamento do bem como Patrimônio Histórico e Cultural do município. 

Continua após a publicidade