Calor intenso, ingestão de bebidas alcoólicas e o grande fluxo de banhistas em rios e lagos. Somente no município de Sorriso, essa combinação foi responsável pela morte de quinze pessoas, entre os anos de 2023 e 2024.
Para evitar que momentos de recreação sejam interrompidos por tragédias, as forças de segurança do Município realizaram, neste domingo (23.06), uma ação conjunta a fim de orientar e conscientizar banhistas em três pontos espalhados ao longo do Rio Lira (MT-242 - saída para Nova Ubiratã, Poção da Zona Leste e “Corgão”).
“A fiscalização consiste em quatro fases distintas. Sendo que a primeira delas que começa pela identificação dos proprietários das áreas frequentadas por banhistas. Em seguida, é feito a abordagem individual em que são repassadas orientações sobre os riscos de afogamentos e a parte fiscalizatória para inibir a comercialização irregular de bebidas e produtos de gêneros alimentícios nesses locais. Simultaneamente, a Polícia Militar faz a checagem dos banhistas”, explica o sargento Bombeiro Militar da reserva remunerada e coordenador de Proteção e Defesa Civil (Compdec), Alberto dos Santos.
Ainda de acordo com o militar, durante a fiscalização foram constatadas irregularidades como a suposta cobrança de entrada para acesso aos locais de banho, veículos em desacordo com as especificações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), entre outras.
“A maioria desses locais está sendo usado sem autorização, mas isso não exime a responsabilidades dos proprietários dessas áreas”, emenda.
“Importante frisar que nesse primeiro momento a ação integrada tem o condão preventivo. Estamos conscientizando a população sobre os riscos, quais locais de banho são muito perigosos para a diversão em família e como agir em caso de afogamentos”, contextualiza o comandante da 10.ª Companhia Independente de Bombeiros Militar Alves Daroit, tenente Thiago Soares Reis.
Além de atuar de forma orientativa, a ação integrada também fez o registro fotográfico e coletou dados que irão subsidiar a elaboração de um mapa identificando os locais com maior incidência de afogamento e aqueles inapropriados para banho.
Participaram da ação integrada a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil; a Polícia Militar; o Corpo de Bombeiros Militar e o Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF).
Texto: Michel Ferreira
Fotos: Divulgação Semsep
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).