Quinta, 27 de Junho de 2024
24°

Parcialmente nublado

Salvador, BA

Meio Ambiente Meio Ambiente

Meio Ambiente participa de congresso mundial sobre desenvolvimento urbano sustentável

Representantes do Governo de Minas destacam experiência mineira no enfrentamento às mudanças climáticas

21/06/2024 às 17h43
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Secom Minas Gerais
Compartilhe:
Agência Brasil / Arquivo
Agência Brasil / Arquivo

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) participa, até esta sexta-feira (21/6), em São Paulo, do Congresso Mundial do Governos Locais pela Sustentabilidade (Iclei) 2024. O encontro é focado no avanço do desenvolvimento urbano sustentável e na adaptação equitativa aos desafios locais e regionais frente às mudanças climáticas.

O congresso faz uma reflexão e visão de futuro, enfatizando os desafios e oportunidades que as cidades e regiões enfrentam devido ao aumento dos riscos e mudanças globais relacionadas ao clima. Participam representantes de governos locais e regionais, profissionais da área urbana e pesquisadores para troca de experiências sobre as melhores práticas de desenvolvimento urbano sustentável.

Semad / publicação
Semad / publicação

A superintendente de Qualidade Ambiental e Mudanças Climáticas da Semad, Renata Araújo, participou, no dia 19/6, do painel “Perdas e Danos”. Ela dividiu o palco com representantes de Pernambuco, São Paulo, Governo Federal e Equador, falando das experiências locais com políticas e instrumentos para minimizar os efeitos das mudanças climáticas.

Índice Mineiro de Vulnerabilidade

Na apresentação, entre outros pontos, Renata destacou o Índice Mineiro de Vulnerabilidade Climática (IMVC).

“A ferramenta calcula o grau de suscetibilidade aos efeitos adversos do clima, e serve de apoio aos municípios para o desenvolvimento de ações de baixo carbono e de adaptação territorial”, explicou. A atualização do IMVC foi lançada pela Semad em junho, durante a Semana do Meio Ambiente.

A superintendente também lembrou que Minas Gerais já cumpriu mais de 11% da meta do Tratado da Mata Atlântica, que prevê o plantio de 7 milhões de mudas de espécies nativas do bioma até o final de 2026. Outro ponto trazido pela representante de Minas foi com relação a campanha Race to Zero. Minas se encontra na última fase do compromisso firmado: a de monitoramento. 

Um dos destaques citados foi o Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge), desenvolvido pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam).

“O sistema, gerido em conjunto com a Coordenadoria de Estado de Defesa Civil (Cedec), viabiliza o cadastro e o envio de alertas pelo celular sobre condições climáticas em todo o estado e está acessível para toda a população”, completou.

Sobre o Iclei

O Iclei intervém em alcance local e global, moldando políticas e desencadeando ações para transformar ambientes urbanos em todo o mundo. Constrói conexões entre níveis de governo, setores e grupos de partes interessadas, estimulando conexões de cidade para cidade, de cidade para região, de local para global e de local para nacional.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários