Cidades Sorriso - MT
Vereador pede implantação de faixa de retenção exclusiva para motos nos semáforos
O vereador Wanderley Paulo (Progressistas), está solicitando que em Sorriso sejam implantadas faixas de retenção de parada exclusiva para motos à f...
21/06/2024 11h13
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Câmara de Sorriso - MT

O vereador Wanderley Paulo (Progressistas), está solicitando que em Sorriso sejam implantadas faixas de retenção de parada exclusiva para motos à frente dos demais veículos, nos semáforos da cidade. A chamada “área de espera” está no Código de Trânsito Brasileiro e tem como objetivo dar prioridade aos motociclistas na abertura do sinal de trânsito, permitindo que eles possam partir antes dos outros veículos quando o semáforo abrir.

“O objetivo da nova sinalização, que já está sendo utilizada em grandes centros urbanos, é que as motos ocupem o espaço e, na abertura do semáforo, saiam antes dos outros veículos reduzindo conflitos e garantindo maior segurança aos motociclistas, além de maior agilidade nas saídas, após a abertura dos sinais, promovendo fluidez e segurança”, explicou Wanderley Paulo.

 A proposta é melhorar a segurança dos motociclistas por aumentar a visibilidade no cruzamento, a medida trará maior conforto também para os automóveis. Não haverá mais aquela aglomeração de motos ao lado dos carros, tampouco a disputa pelo espaço. A faixa de retenção para motos será identificada por sinalização horizontal situada entre a faixa de pedestres e os automóveis parados no semáforo. Uma placa educativa no local reforçará a sinalização.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

 “Essa já é uma prática cotidiana, mas que acontece de forma desordenada. A iniciativa, além de disciplinar o tráfego, vai evitar principalmente as colisões laterais e, consequentemente, discussões banais no trânsito”, acredita Wanderley Paulo.

  • Texto: Claudia Sarubo

    Continua após a publicidade
    google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

    Fotos: Internet/Assessoria