Através da Indicação n° 533/2024, o vereador Chico da Zona Leste (Progressistas), está solicitando a inclusão, no Centro Histórico-Cultural Benjamin Raiser, a história dos nordestinos pioneiros, que ajudaram a construir o município.
“A elaboração de um projeto que explore a colonização do município de Sorriso, pelos migrantes do Nordeste, é uma forma de homenagear e relembrar as famílias nordestinas pioneiras que para cá vieram, em sua maioria, atraídas pela chance de um novo começo, e ajudaram na construção física, humana e cultural de Sorriso, razão pela qual faz-se necessária lembrar desses pioneiros”, pontuou Chico da Zona Leste
O município de Sorriso surgiu ao longo do traçado da BR 163, sob a promessa de se transformar em um importante polo agrícola desde o início de sua colonização, na década de 70. Sorriso atraiu migrantes de várias regiões do país. De início vieram os sulistas, buscando adquirir áreas agricultáveis maiores do que as que possuíam em seus estados de origem. Mais tarde vieram migrantes de outras regiões, principalmente do Nordeste.
Texto: Claudia Sarubo
Fotos: Internet-Elielton Blasius