Meio Ambiente Piauí
Semarh e Corpo de Bombeiros capacitam 40 brigadistas na região do Vale do Gurguéia
Os novos brigadistas são dos municípios de Bom Jesus, Santa Luz, Gilbués.
14/06/2024 22h50
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Secom Piauí

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e o Corpo de Bombeiros realizaram, durante toda esta semana, finalizando nesta sexta-feira (14), treinamento de combate a incêndios para 40 brigadistas dos municípios de Bom Jesus, Santa Luz e Gilbués. 

 

O coordenador de Prevenção e Combate a Incêndios da Semarh, Shandallye Araújo, destacou que o curso foca nas atividades físicas necessárias no trabalho dos brigadistas e que terminam o treinamento entendendo o mínimo necessário para atuar em todos os biomas do Piauí.  “Durante a capacitação, os participantes aprendem a se comportar de maneira segura e a utilizar equipamentos de segurança necessários na hora de combater o fogo”, complementou Araújo.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0


Foto: Reprodução/Secom Piauí

A ação também engloba atividade preventiva de educação ambiental nas escolas pelas equipes da Semarh e o Corpo de Bombeiros. No município de Santa Luz, na Unidade Escolar Professora Iraci Barros Pintos, para 185 alunos e 14 professores, e em Eliseu Martins, para 60 alunos do Ginásio Wilson Parente, com palestras focadas na preservação e prevenção aos incêndios florestais. O trabalho de educação florestal preventivo nas escolas leva o conhecimento do uso do fogo e suas consequências.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0


Foto: Reprodução/Secom Piauí

O coordenador ainda destaca que o Governo do Piauí, por meio da Semarh, tem se antecipado, formando brigadistas em todo o estado para fortalecer o combate aos focos de incêndio florestal nos municípios. “As instruções florestais aos brigadistas visam à prevenção de incêndios e à preservação ambiental em todo o estado. A ação fortalece o combate a incêndios e ajuda a minimizar os problemas das queimadas.”, complementou Shandallye Araújo.

Continua após a publicidade

Foto: Reprodução/Secom Piauí