Cidades Sorriso - MT
Vereador faz gestão para credenciamento de UTIs do Hospital 13 de Maio para atender pacientes do SUS
Buscando ampliar a oferta de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Sorriso, o vereador Leandro Damiani (MDB) está buscando junto ao Gover...
12/06/2024 19h22
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Câmara de Sorriso - MT

Buscando ampliar a oferta de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Sorriso, o vereador Leandro Damiani (MDB) está buscando junto ao Governo do Estado e à gestão municipal, o credenciamento do Hospital e Maternidade 13 de Maio para a disponibilização de leitos de UTI e de serviços de hemodinâmica, como cateterismo, angioplastia e cirurgia de coração.

Conforme o parlamentar, é possível que o Município compre o serviço por meio de um contrato de prestação de serviço. “Hoje quem precisa do sistema público está penando porque, infelizmente, os hospitais regionais não estão conseguindo atender a demanda. Muitas vezes os pacientes são regulados para outros municípios e ficam em torno de 60 dias aguardando o procedimento e correndo risco de morte”, pontua Damiani.

Hoje pela manhã (12) ele visitou o Hospital e esteve com a Diretora Executiva, Eliane Frescura. Segundo ela, a unidade oferta quatro leitos de UTI neonatal e quatro adultos, além dos serviços de hemodinâmica e leitos de retaguarda. “Com a parceria é possível cadastrar o hospital e regular os pacientes para que os procedimentos de urgência sejam realizados o mais rápido possível”, explicou.  

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Fazendo gestão

Há alguns dias, Damiani esteve com o vice-governador Otaviano Pivetta pedindo o credenciamento do Hospital 13 de Maio pelo SUS para atender a população sorrisense.  

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Amanhã, o parlamentar irá novamente à Cuiabá, onde se reunirá com a equipe técnica da Secretaria Estadual de Saúde (SES) para reforçar o pedido. “Outros municípios do Estado têm UTIs credenciadas neste formato. Vamos fazer gestão para que isso aconteça aqui também, pois não queremos que os pacientes de Sorriso morram num pronto atendimento por falta de vaga de cirurgia de coração ou UTI“, reforçou.  

  • Texto: Fabiola Ost

    Continua após a publicidade