A Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU), promoveu neste sábado (08) o Dia D contra a Poliomielite, um mutirão realizado em todo o país para reduzir a quantidade de crianças não vacinadas e reforçar a erradicação da doença. Foram disponibilizadas pelo município aproximadamente 7 mil doses do imunizante.
De acordo com Eliziane Freitas, coordenadora da Vigilância Epidemiológica da SESAU, “é de grande importância que as crianças, que são mais suscetíveis aopoliovírus, sejam imunizadas e assim, a circulação do patógeno seja interrompida. Felizmente, a campanha de proteção contra a poliomielite costuma ter uma boa adesão da população alvo.”
O Dia D foi realizado das 8h às 15h em 11 Unidades de Saúde da sede do município e num posto de atendimento montado no estacionamento da Prefeitura. Além disso, houve um ponto de vacinação inclusiva, realizada com umdrive thru ao lado do estádio de futebol Carneirão.
Na zona rural, a vacinação foi feita de forma volante, passando pelo Riacho da Guia, Boa União, Portões, Pindobal, Estêvão, Sauípe e Disai.
Este ano, a campanha nacional tem a meta de imunizar 95% do público-alvo, que são crianças com idade até 5 anos.
Fotos: Roberto Fonseca