Sábado, 23 de Novembro de 2024
25°

Tempo nublado

Salvador, BA

Meio Ambiente Meio Ambiente

Parque Estadual Rio Canoas completa 20 anos nesta segunda

Foto: Adrio Centeno/IMAO Parque Estadual Rio Canoas (Paerc) é uma Unidade de Conservação administrada pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) com apo...

26/05/2024 às 12h26
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Secom SC
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

Foto: Adrio Centeno/IMA

O Parque Estadual Rio Canoas (Paerc) é uma Unidade de Conservação administrada pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) com apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, e está localizada em Campos Novos, no Oeste de Santa Catarina. Com uma área total de 1.228,7 hectares.

O parque oferece trilhas ecológicas, paisagens exuberantes, abriga boa parte das riquezas naturais catarinenses e completa seus 20 anos de existência na segunda-feira, 27.

A área correspondente ao Parque Estadual Rio Canoas foi adquirida pela empresa Campos Novos Energia S/A (Enercan) e doada ao Estado de Santa Catarina como compensação ambiental decorrente da implantação da Usina Hidrelétrica em Campos Novos. A criação da Unidade de Conservação de Proteção Integral, o Parque Estadual Rio Canoas, se deu por meio do decreto Nº 1.871, de 27 de maio de 2004.

Continua após a publicidade

A unidade está situada no Distrito do Ibicuí, município de Campos Novos. Na data de sua criação, a área total do Parque era de 1.067,8592 hectares, com uma área de 65,3960 hectares correspondente à área de preservação permanente (APP) com faixa de 100 metros a partir da cota altimétrica de inundação (660 m), do reservatório da Usina Hidrelétrica de Campos Novos (UHE Campos Novos) em sua margem direita, perfazendo área total 1.133,2552 hectares.

Em 2 de outubro de 2020, foi adquirida uma nova área, anexa à já existente, de 95 hectares, a qual foi doada ao Parque por meio de compensação ambiental da empresa EDP Energias do Brasil. Atualmente a Unidade de Conservação Parque Rio Canoas conta com uma área total de 1.228,7 hectares.

Continua após a publicidade

Estudos apontam que boa parte das riquezas naturais de Santa Catarina está abrigada no Parque Rio Canoas, que pertencente ao bioma Mata Atlântica, e tem por finalidade proteger a biodiversidade em umecótono, que é uma faixa de transição entre o ecossistema da Floresta Estacional Decidual (FED) e a Floresta Ombrófila Mista (FOM) formada por araucária (Araucaria angustifolia), xaxim (Dicksonia sellowiana), imbuia (Ocotea porosa), cedro (Cedrela fissilis) e demais espécies arbóreas.

O Parque Rio Canoas também serve de abrigo para diversas espécies da fauna, desde cervídeos (Mazama sp.) a felinos, dentre eles o gato-maracajá (Leopardus wiedii), gato-mourisco (Puma yagouaroundi) e a onça-parda (Puma concolor). São espécies que fazem parte de uma paisagem exuberante, formada por paredões rochosos e cânions, predominando a presença de cactos, como o Ora-pro-nóbis (Parodia linkii).

Continua após a publicidade

:: Saiba mais sobre o parque no site do IMA

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) administra Unidades de Conservação (UCs) da categoria Parque que permitem a visitação pública, e da categoria Reserva Biológica, onde o manejo ambiental é restrito e o acesso só é permitido a pesquisadores. O agendamento de visitas a todas as Unidades pode ser realizado de forma on-line neste link.

Os contatos com a equipe do Parque Estadual Rio Canoas também podem ser feitos pelo telefone (49) 98818-7363 ou pelo e-mail: riocanoas@ima.sc.gov.br

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários