Saúde Amazonas
Fisioterapia da FCecon reabilita pacientes com sequelas do tratamento oncológico
FOTO: Roberto Carlos/Secom
23/05/2024 19h29
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Agência Amazonas

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
FOTOS: Roberto Carlos/Secom

O tratamento oncológico pode, em alguns casos, ocasionar sequelas nos pacientes. Alguns chegam a perder a mobilidade ou autonomia em algumas atividades do dia a dia e precisam de acompanhamento fisioterapêutico, que é oferecido pela Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).

No ano de 2023, o serviço de Fisioterapia da FCecon realizou mais de 25,9 mil procedimentos ambulatoriais. Segundo a gerente do serviço, Patricia Chagas, são atendidos pacientes oncológicos durante a quimioterapia, radioterapia ou pós-cirúrgico, nos diversos segmentos, como cabeça e pescoço, mama, uroginecológico, dentre outros.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Raimundo Roberto Martins é um desses pacientes. Em 2017, ele descobriu um câncer de próstata. Foi submetido à cirurgia, quimioterapia e radioterapia.

Após algum tempo, a doença se manifestou na estrutura óssea da coluna de Raimundo, debilitando-o e comprometendo sua capacidade de sentar, manter-se de pé e andar.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

“Eu estava bem, andava, não sentia nada. Vinha aqui na Fundação e tomava meus remédios. Um dia, em casa, eu não conseguia mais andar. Não tinha mais força, nada”, contou Raimundo.

Reabilitação

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Há cerca de dois anos, Raimundo chegou ao serviço de Fisioterapia em cadeira de rodas e também com um quadro de Neuropatia Periférica Induzida pela Quimioterapia (NPIQ), uma sequela que causa formigamento dos dedos dos pés e das mãos e, quando agravada, altera também o sistema nervoso central.

“Ele chegou com esse quadro, muito desmotivado, abatido e abalado. A queixa principal dele era de que ele queria voltar a andar”, contou Alessandra Alves, fisioterapeuta da FCecon.

A equipe de fisioterapia da FCecon identificou as dificuldades funcionais do paciente e os esboços de movimento, pois Raimundo não havia perdido totalmente a movimentação. Segundo a fisioterapeuta, os exercícios iniciaram com o paciente deitado, para melhoria de mobilidade e flexibilidade dos membros inferiores.

Aos poucos, ele foi evoluindo, conseguindo realizar pequenos avanços até que voltou a sentar, ficar em pé e andar.

“Quando cheguei aqui na fisioterapia, não mexia nem os dedos. Não movia nada. A perna todo o tempo dura. Já estou andando, já tomo banho só, porque eu não tomava só. Me sinto curado, em nome de Deus”, disse Raimundo. Ele agora incentiva outros pacientes a fazerem os exercícios e acreditarem que também irão conseguir evoluir.

Equipe

A equipe da Fundação Cecon conta com cinco fisioterapeutas no atendimento ambulatorial. Semanalmente, são atendidos cerca de 200 pacientes.

Alessandra Alves, que trabalha há cinco anos na Fundação, comemora a evolução dos pacientes e conta que os avanços a motivam no trabalho.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas

FOTO: Roberto Carlos/Secom

“É muito gratificante, mesmo observando diante de tanta dor e preocupação quanto ao tratamento, a gente conseguir restabelecer a função deles, melhorar a qualidade de vida, isso gera uma satisfação não só profissional. Minha gratificação pessoal é imensurável. Acabo os percebendo como um pai, uma mãe, um filho”, disse Alessandra Alves.