A peça, que tem duração de 55 minutos, será apresentada duas vezes em Sorriso antes de seguir para Lucas do Rio Verde, Boa Esperança do Norte, Nova Ubiratã, Vera, Sinop e Ipiranga do Norte.
Já ouviu falar na peça teatral “Eu Migrante - da terra nasce nosso Sorriso”? Trata-se de um verdadeiro clássico das artes cênicas sorrisense, que desde 2017 mistura humor e drama para narrar histórias reais vivenciadas pelos desbravadores da Gleba Sorriso e de pessoas especiais que migraram para cá em busca de uma vida melhor.
Com entrada gratuita, o espetáculo será apresentado em Sorriso nos dias 09 e 16 de junho, no Auditório Farroupilha, no Centro de Eventos Ari José Riedi, a partir das 18h30. Além disso, a temporada de apresentações promete emocionar e inspirar espectadores em diversas cidades da região, incluindo Lucas do Rio Verde, Boa Esperança do Norte, Nova Ubiratã, Vera, Sinop e Ipiranga do Norte.
De acordo com o diretor da obra, Francisco Guimarães, “ao percorrer essas localidades, o espetáculo não apenas entretém o público, mas também resgata memórias e valores fundamentais que permeiam a história dessas comunidades. "Eu, Migrante - da terra nasce o nosso Sorriso" não é apenas um espetáculo teatral, é um testemunho vivo do espírito de perseverança e esperança que caracteriza aqueles que, através da migração, contribuíram para a construção e o desenvolvimento desta terra que agora chamamos de lar” frisa.
Origem
A primeira versão da Peça Teatral “Eu Migrante- da terra nasce nosso Sorriso” foi apresentada em 2017, na 1° Mostra de Cenas, após a primeira rodada de oficinas de artes cênicas, ministrada pela MT Escola de Teatro, em Sorriso. Nos anos subsequentes, Francisco Guimarães assumiu a direção geral do espetáculo e está à frente do projeto até hoje.
“Tenho muito orgulho em dizer que todos os envolvidos no projeto são devidamente remunerados, porque desde 2020 estamos sendo contemplados por editais de apoio cultural, o que dá mais seriedade e profissionalismo ao trabalho”, enfatiza o diretor.
Para o narrador da peça, Natanael Oliveira Silva, que faz parte do elenco desde a primeira versão em 2017, “o espetáculo evoluiu significativamente desde sua primeira montagem, sempre preservando sua essência”. “Aprimoramos o cenário, adotando uma cenografia mais fiel à época, para enfatizar a noção de passado, e incorporamos mais adereços e objetos de cena, dando ainda mais vida aos personagens” detalha.
“Agora, em 2024, o espetáculo está sendo reformulado sob a direção cênica de Maurício Ricardo, prometendo uma releitura emocionante, cheia de detalhes e com uma força interpretativa ainda maior” promete ele.
Características técnicas
O projeto foi aprovado no Edital de Seleção Pública 03/2022/Secel “Viver Cultura”, na categoria circulação teatral, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT), e conta com apoio da Associação Cultural Ribalta Sorrisense e Prefeitura de Sorriso.
Produzido pela Cia Camarim Mágico Produções Culturais, o espetáculo tem texto e direção geral de Francisco Guimarães, direção cênica de Mauricio Ricardo, assistência de palco de Filipe Kauã Guimarães, assistência administrativa de Elini Guimarães, iluminação de Lucinir Cioato, o técnico de som é Thiago Waechter e os cenários e adereços permanecem sob os cuidados de Antônio de Paula.
No elenco, estão Amanda Kosminski, Brendo Braga, Caio Czarnobay, Consuelo Alves, David Stumm, Eliane Tibaldi, Francisco Guimarães, João Victor Walchak, Karolliny Antonowiski, Lucinir Cioato, Maurício Ricardo, Natanael Oliveira, Ney Miguins, Roberson Variani, Selma Barbosa, Sofia Zottis, Valentina Zottis e Yasmin Siqueira.
A Mostra de Cenas
É o evento de socialização de pesquisas geradas pelos alunos ao longo do módulo letivo, sob a orientação dos artistas-docentes que compõem o quadro da MT Escola de Teatro. Momento em que a sociedade é convidada a interagir com os trabalhos resultantes das pesquisas, e integrar o processo de ensino-aprendizagem, desfrutando dos resultados obtidos.
Sobre a MT Escola de Teatro
MT Escola de Teatro é um polo de formação da gestão do Cine Teatro Cuiabá, uma parceria firmada entre a Associação Cultural Cena Onze, Unemat, Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e Governo do Estado de Mato Grosso. A MT Escola de Teatro de Sorriso foi o primeiro polo da instituição no interior do Estado, em 2017.
Texto: Carolina Lasco
Fotos: Divulgação Semcultj
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).