Agricultura Setor Rural
Fórum discute temas estratégicos para o setor rural da Bahia.
O secretário-geral do Feagri, Thiago Guedes, explica que o fórum é um espaço para estreitar as relações entre estado.
22/05/2024 21h19
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Governo do Estado da Bahia.
Fotos: Divulgação / Feijão Almeida/GOVBA

Gestores municipais, técnicos, produtores rurais, especialistas e demais profissionais do setor agropecuário estarão reunidos até quinta-feira (23) no 4º Fórum Estadual de Gestores da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Feagri). O evento ocorre no Centro de Convenções Salvador, no bairro Boca do Rio. A intenção é discutir temas estratégicos, com foco no desenvolvimento do agronegócio baiano.

A programação, aberta oficialmente nesta quarta (22), conta com plenárias abordando assuntos como a conjuntura da agropecuária da Bahia e a sustentabilidade no campo, lançamentos inovadores e uma reunião exclusiva para gestores municipais. Também fazem parte do fórum palestras, workshop com especialistas e painéis de debates.
 
Para o secretário da estadual da Agricultura, Wallison Torres, eventos como este têm grande significado, por aprofundar temas estratégicos para o setor. “É um encontro que envolve todos os secretários de agricultura do estado para a gente dialogar e juntos construirmos uma Bahia com a vocação real de cada município”. Outro ponto destacado por ele foi o investimento do governo baiano no setor produtivo. “Os investimentos da Bahia estão cada vez mais pujantes. Nós tivemos o maior plano safra da história do Brasil com esse governo. A Bahia tem o potencial de se tornar, de se consolidar ainda mais na agricultura familiar e no agronegócio. Então, nós somos o estado com o maior potencial no agronegócio do Brasil”.

O secretário-geral do Feagri, Thiago Guedes, explica que o fórum é um espaço para estreitar as relações entre estado, União e municípios. “Esse é um grande momento de troca de saberes, de uma ampla discussão, de debate, de informações e de articulação dos gestores municipais, sendo capacitados, fomentados, orientados em diversas temáticas do setor produtivo”.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Os organizadores estimam que 500 pessoas passem pelo local, aprofundando os conhecimentos em áreas como captação de recursos, gestão e política pública, produção agropecuária municipal, indicação geográfica e marcas coletivas, inspeção de produtos de origem agropecuária, certificação e produção orgânica, pagamento por serviços ambientais, tecnologias do plano de agricultura de baixo carbono, defesa sanitária vegetal, sistema unificado estadual de sanidade agroindustrial familiar, artesanal e de pequeno porte, além de defesa sanitária animal. 

Moisés Bohana é secretário de Agricultura de Ilhéus e marcou presença no fórum. Ele comentou a importância de conhecer temas que promovam o desenvolvimento do setor. “Ilhéus está sempre participando desses eventos, porque está somando para toda a região positivamente, buscando cada vez mais informações, aperfeiçoando, trocando ideias, discutindo inclusive com outros secretários, outros gestores da Bahia inteira e vai levar isso tudo para que seja implantado e seja acrescentado no que já vem sendo feito na região de Ilhéus”.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

O superintendente de agricultura familiar da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Mazinho Carneiro, falou da relação de proximidade entre a agricultura familiar e a convencional, com troca de informações e tecnologias. “Nós temos uma relação muito importante com a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), que é a relação das análises de solo, correções, mas aqui a gente trouxe também trocas de informações. Nós estamos investindo muito nos maquinários adaptados à agricultura familiar e, além dessa tecnologia de maquinários, a gente também tem tecnologias sociais para o povo do rural baiano se desenvolver”.

Continua após a publicidade

Informações:
Outras informações podem ser consultadas no site http://www.seagri.ba.gov.br/, pelo telefone (71) 3115-2808 e ainda pelo e-mail: feagri@seagriba.gov.br

Repórter: Anderson Oliveira/GOVBA