A Secretaria de Estado de Cultura (Secult) lançou na noite desta terça-feira (21), no Teatro Estação Gasômetro, em Belém, um material para orientar gestores e trabalhadores da cultura do Pará no processo de inclusão e acessibilidade às pessoas com deficiência e migrantes nos espaços e projetos culturais. O guia já está disponível gratuitamente para download no site da Secult em três versões: português, espanhol e braille, além de contar com audiodescrição
Na ocasião, Ursula Vidal, titular da Secult, destacou que o “Guia de Acessibilidade, Inclusão e Protagonismo da Pessoa com Deficiência e do Migrante” é resultado do compromisso do Governo do Pará com a acessibilidade, inclusão e, principalmente, o protagonismo das pessoas com deficiência. A secretária informou que o material foi desenvolvido por pessoas com deficiência, refletindo suas vozes e multicapacidades, com enfoque anticapacitista.
A secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Anna Paula Feminella, que participou do lançamento, enfatizou a importância do material e do reconhecimento de que pessoas com deficiência têm o direito de exercer sua autonomia e contribuir culturalmente. Segundo ela, desafiando a visão estigmatizada que as limita a uma posição passiva na sociedade. Ela elogiou o material e a iniciativa.
Thiago Miranda, presidente da Fundação Cultural do Pará (FCP), falou da contribuição no projeto. "Estamos felizes por colaborar, junto à Fundação, à Biblioteca Arthur Vianna e ao nosso setor de braille. Sabemos da importância de ajudar a consolidar a inclusão das pessoas com deficiência, para que se entendam e se sintam parte da sociedade e dos programas sociais do governo do Estado. Entendemos que este é apenas o primeiro passo", disse Miranda.
Texto: Amanda Engelke / Ascom Secult