A certificação digital da Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi) passou por uma auditoria de conformidade operacional, obtendo resultado positivo para atender os órgãos do Estado. O resultado reafirma a posição da Etipi como uma entidade confiável e competente na emissão de certificados digitais, essencial para a segurança e eficiência dos serviços digitais do Governo do Piauí.
O relatório atestou a conformidade operacional da identidade eletrônica, mantendo a Etipi na posição de Autoridade de Registro na Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP Brasil). Essa auditoria, que ocorre anualmente, analisa ambientes, processos, sistemas e emissões de certificados digitais.
Segundo Sérgio Ramos, coordenador de Atendimento ao Usuário da Etipi, a empresa cumpriu rigorosamente as normas e padrões da ICP Brasil. "Nesse sentido, a gente se mantém de acordo com o que manda o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, que é quem operacionaliza a infraestrutura de chaves públicas brasileira. A Etipi segue habilitada em condições de atender a emissão dos certificados para os órgãos do poder Executivo do Piauí", afirmou o gestor.
O certificado digital é um documento eletrônico que garante a identidade e integridade do usuário, assegurando a autenticidade em transações formais realizadas por meio virtual.
A auditoria bem sucedida reafirma a posição da Etipi como uma entidade confiável e competente na emissão de certificados digitais, essencial para a segurança e eficiência dos serviços digitais do Governo do Piauí.