Instituir a Campanha de Conscientização sobre o Patrimônio Escolar. É esse o objetivo do Projeto de Lei nº 31/2024, de autoria do primeiro-secretário da Casa de Leis, vereador Rodrigo Machado (MDB), que foi aprovado em 1ª votação na Câmara de Sorriso.
De acordo com a proposta, a campanha busca conscientizar a comunidade escolar sobre a importância da proteção e preservação do patrimônio escolar por meio de ações que estimulem a participação ativa dos estudantes em práticas de cidadania e responsabilidade.
”Para a sua realização, poderão ser firmadas parcerias com órgãos municipais, instituições educacionais e organizações da sociedade civil para o desenvolvimento de atividades como palestras e campanhas educativas, além de atividades didáticas e práticas – sempre com o fim de promover a conscientização para a preservação do patrimônio escolar”, frisa o parlamentar.
Segundo o texto aprovado, a iniciativa deve ainda alertar para os prejuízos causados pela depredação desse patrimônio. “Infelizmente, os casos de vandalismo e deterioração dos bens patrimoniais geram sérios prejuízos ao erário público e impacta negativamente a qualidade do ambiente educacional. Nossa intenção, é evitar esse tipo de ação”, destaca a projeto.
Para o vereador, “ao investir na educação patrimonial, o Município está construindo um ambiente educacional mais consciente, responsável e comprometido com a preservação da identidade cultural e histórica da cidade”.
O projeto segue em tramitação.
Texto: Ângela Gimenez
Fotos: Ilustrativa/Assessoria