Em busca de ampliar a inclusão digital, a Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi) está definindo estratégias para aumentar a acessibilidade nas plataformas digitais do Governo do Estado, especialmente no Gov.Pi Cidadão.
Em uma reunião virtual realizada nesta segunda-feira (13), o presidente Ellen Gera e especialistas discutiram sobre a adaptação da plataforma para pessoas com deficiência visual e sonora.
Segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde, mais de 2 milhões de pessoas no Brasil têm grande dificuldade de ouvir ou não escutam de maneira alguma. Além disso, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que existem mais de 6,5 milhões de pessoas com algum grau de deficiência visual no país.
Segundo o presidente da Etipi, a adaptação é essencial para garantir que mais pessoas tenham acesso aos benefícios da plataforma, acessando os serviços públicos do Governo do Piauí sem sair de casa.
“O governo digital é para todos, dessa forma é essencial que tenhamos plataformas digitais acessíveis e disponíveis para o uso, independentemente de limitações sensoriais. Dessa forma estamos buscando soluções para que o Gov.pi Cidadão disponha de tradução em Libras (Língua Brasileira de Sinais), audiodescrição, dentre outras ferramentas que promovam acessibilidade”.
A plataforma Gov.pi Cidadão conta com mais de 100 serviços públicos ofertados de forma digital. O aplicativo está disponível para download nos sistemas iOS, por meio da AppStore, e para Android, na PlayStore. O acesso também pode ser feito pelo site oficial: https://pidigital.pi.gov.br/app/catalog.