Governador em exercício destaca força do agro paranaense em visita à Expoingá
Darci Piana participou da Exposição Feira Agropecuária e Industrial de Maringá. Em sua 50ª edição em 2024, a feira tem como foco a busca por inova...
11/05/2024 09h08
Por: Fábio Costa PintoFonte: Secom Paraná
Em visita à Maringá nesta sexta-feira (10), o governador em exercício Darci Piana participou da abertura oficial da 50ª edição da Exposição Feira Agropecuária e Industrial de Maringá (Expoingá), que deverá receber cerca de 600 mil visitantes até o dia 19 de maio, no Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro. Na abertura do evento, que é organizado pela Sociedade Rural de Maringá, com o apoio do Governo do Estado, ele reiterou a força do setor agropecuário paranaense e sua contribuição para o desenvolvimento socioeconômico estadual.
“O Paraná está entre as maiores economias País e registrou um crescimento de 5,8% do Produto Interno Bruto em 2023, muito em função da força do agronegócio. Os produtores de Maringá e região são um exemplo disso, fazendo com que o Estado seja cada vez mais o grande supermercado do mundo”, disse Piana.
Após descerrar uma placa comemorativa em alusão ao meio século da feira, Piana lembrou que esteve presente na primeira edição da Expoingá e que pode acompanhar o crescimento do evento e da cidade de Maringá, que também completa 77 anos de fundação. “Estar hoje aqui e ver o tamanho que Maringá, hoje considerada a melhor cidade do Brasil para se viver e com uma das principais feiras agropecuárias do País, é um privilégio”, disse o governador em exercício.
Iniciada na quinta-feira (9), a Expoingá 2024 conta com a participação do IDR-Paraná, Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) e Sistema Estadual de Agricultura, além de secretarias estaduais e empresas públicas.
Neste ano, a temática é a busca por inovações e o seu elo com a tradição do trabalho no campo. A feira apresenta uma programação diversificada, incluindo exposições de animais, maquinários agrícolas, tecnologias para o campo, além de concursos, leilões e shows artísticos. Os visitantes podem conhecer as últimas tendências em técnicas de cultivo, manejo e inovação no agronegócio, enquanto empresas do setor têm a oportunidade apresentar seus produtos e serviços a um público qualificado.
A Expoingá também se destaca pela contribuição ao desenvolvimento econômico das regiões Norte e Noroeste do Estado, fomentando parcerias comerciais e incentivando o crescimento do agronegócio local e nacional. Com um ambiente propício para networking e troca de experiências, o evento é uma vitrine para as conquistas e desafios enfrentados pelo setor.
A presidente da Sociedade Rural de Maringá (SRM), Maria Iraclézia de Araújo, destacou a presença de diversos representantes do poder público e de entidades de classe na abertura da Expoingá. “A presença dos políticos na feira é de alta relevância porque todas as pautas de importância para o desenvolvimento do setor passam por decisões políticas, seja na esfera municipal, estadual ou federal”, declarou.
Continua após a publicidade
Maria Iraclézia também disse esperar que, como já é tradição, a 50ª Expoingá volte a bater recordes de público e de negócios fechados. “A feira cresceu junto com o Maringá sendo um espaço para o pequeno e o grande agricultor, que dependem das inovações e de políticas públicas. As feiras agropecuárias não são apenas um evento de entretenimento, mas também servem para conectar os diferentes atores desse segmento que dependem um do outro”, concluiu a presidente da SRM.