O vereador Leandro Damiani (MDB) está sugerindo ao Poder Executivo que ao realizar a reforma de qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) do município, seja locado prédio ou espaço, até a conclusão da obra, no mesmo bairro e que sejam mantidos os dois turnos de atendimento aos usuários.
Segundo o parlamentar, ao se reformar uma UBS, os usuários são transferidos para atendimento em uma unidade mais próxima, o que impede que esta unidade atenda seus pacientes em dois turnos, pois o espaço físico e turno de atendimento são divididos entre as duas unidades.
“Gera muito transtorno a população ter que se deslocar para outro bairro. É importante também que funcione das 7 às 11h e das 13 às 17h, pois em turno único acumula muitos pacientes e as equipes – médicos, técnicos e enfermeiros – não dão conta de atender a demanda e realizar um bom trabalho, sem contar que muitas vezes os pacientes acabam voltando para casa sem atendimento”, explica Damiani.
A Indicação nº 377/24 foi encaminhada ao prefeito Ari Lafin, com cópia às secretarias municipais de Saúde e Saneamento e de Obras e Serviços Públicos.
Texto: Fabiola Ost