O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), iniciou na terça-feira, 7, a instalação de unidades de tratamento de água potável e palestras sobre a importância da qualidade da água em três unidades de conservação (UCs) estaduais. Os filtros utilizados são do tipo Solução Alternativa Coletiva Simplificada de Tratamento de Água (Salta-Z), instalados em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa).
A primeira UC beneficiada foi a Floresta Estadual do Mogno, na Unidade de Gestão Ambiental Integrada (Ugai) do Liberdade, localizada em Cruzeiro do Sul. O trabalho vai até o dia 18 de maio, no Parque Estadual Chandless e Floresta Estadual do Gregório (Ugai do Acuraua), nos municípios de Manoel Urbano e Tarauacá.
Conforme a secretária de Meio Ambiente, Julie Messias, além de instalar as unidades de tratamento de água, o órgão ambiental promove a conscientização sobre o uso sustentável da água potável, para a saúde e bem-estar das pessoas e do meio ambiente.
“Entendemos que a presença do Estado nas comunidades, proporcionando acesso à água em quantidade e qualidade adequadas, é essencial para as pessoas e, ao mesmo tempo, importante para o meio ambiente. O trabalho de informar sobre o uso sustentável desse recurso tão valioso para a vida beneficia todos nós e serve também para que tenhamos água para as futuras gerações”, avalia.
A ação foi realizada pelas equipes da Divisão de Recursos Hídricos, do Departamento de Unidades de Conservação, da Coordenação de Educação Ambiental da Sema e pelo Distrito Sanitário Especial Indígena Alto Rio Purus (Dsei/ARP).
“Promovemos palestras e rodadas de multiplicação de informações, para que todos possam utilizar os equipamentos recém-instalados da melhor maneira possível, como fonte de água limpa e segura e com a manutenção adequada. Também mostramos a necessidade do uso racional da água, principalmente como preparação antecipada para o período de seca, que ocorre entre agosto e outubro”, explica João Raphael Gomes, coordenador da Educação Ambiental da Sema.
Para Keila da Cruz, moradora da Vila da Liberdade, em Cruzeiro do Sul, o projeto veio em boa hora, pois não havia água de boa qualidade na comunidade. “Necessitamos muito dessa água. E esse projeto vai ajudar bastante as pessoas a terem água limpa e ótima para nossa saúde”, afirma.
“No meu caso, essa água é ainda mais importante, pois não temos acesso à água que vem do posto, apenas água de cacimba. Ou seja, nós bebemos água de galão. Vai ser muito importante ter uma água limpa, com maior segurança para nós, nossos filhos e amigos”, conta Ives Gabriel Vieira.
Já para a moradora da região Francisca Pinho, a água tratada irá tirar da sua rotina a água de açude que ela utilizava. “Agradecemos por esta água. Não temos o costume de beber água tratada, porque na minha casa é mais água de açude. A gente só bebe uma água melhor quando vai na Ugai, porque lá em casa não tem”, comemorou.
O filtro Salta-Z torna potável a água captada para abastecimento de pequenas comunidades. Os equipamentos instalados são uma tecnologia tradicional, desenvolvida por técnicos da Funasa, por meio do Acordo de Cooperação Técnica nº 02/2023, firmado com a Sema em março. São utilizados filtros e dosadores de construção e montagem artesanal, que, além de serem de baixo custo e de fácil operação, proporcionam água de qualidade para consumo humano.
Nesta quinta-feira, 9, as equipes foram até a Ugai Acuraua, para iniciar a instalação da estação de tratamento. A ação deve ser finalizada nesta sexta, 10.
Mín. 23° Máx. 26°