Domingo, 19 de Maio de 2024
28°

Parcialmente nublado

Salvador, BA

Meio Ambiente Acre

Servidor do governo do Acre é selecionado para participar do Programa Operação COP 2024: Jovens Embaixadores pelo Clima

O servidor da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Gabriel Henrique Lima do Nascimento, de 22 anos, foi selecionado, no último dia 22, para particip...

07/05/2024 às 11h24
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Secom Acre
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Acre
Foto: Reprodução/Secom Acre

O servidor da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Gabriel Henrique Lima do Nascimento, de 22 anos, foi selecionado, no último dia 22, para participar do Programa “Operação COP 2024: Jovens Embaixadores pelo Clima”. O projeto, do The Climate Reality Project Brasil – Projeto Realidade Climática -, tem o propósito de fomentar a participação e qualificação profissional de jovens entre 18 e 29 anos na área ambiental, com inspiração de resoluções da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), que apoiam países a focarem em um futuro de negociações internacionais.

Gabriel Henrique Lima do Nascimento foi selecionado para participar do Programa “Operação COP 2024: Jovens Embaixadores pelo Clima”. Foto: Alexandre Cruz-Noronha/Sema
Gabriel Henrique Lima do Nascimento foi selecionado para participar do Programa “Operação COP 2024: Jovens Embaixadores pelo Clima”. Foto: Alexandre Cruz-Noronha/Sema

A atividade ocorre em duas fases onde, inicialmente, 50 jovens foram escolhidos e vão participar de um treinamento nacional virtual, de maio a julho, apoiado pelos ministérios e instituições parceiras. Na segunda etapa, 10 jovens serão selecionados e participarão de uma nova capacitação entre os meses de agosto e outubro.

O programa foi idealizado em 2021, pelo The Climate Reality América Latina, e no Brasil é realizado pelo The Climate Reality Project Brasil, representado pelo Centro Brasil no Clima. O objetivo é ofertar aos participantes uma formação intensiva em mudanças climáticas e negociações internacionais. Assim, os jovens irão representar o Brasil com um elevado padrão de conhecimento fora do país, com um currículo que vai abranger estratégias de mitigação e adaptação climática, acordos internacionais e a promoção de ações coletivas visando um futuro sustentável.

Gabriel disse que está preparado para aprender e difundir conhecimentos às comunidades local e global.

“Eu, como um jovem acreano, negro e da comunidade LGBTQIAP+, me orgulho por ter sido escolhido a participar desse projeto e por trazer essa representatividade a essa pauta tão importante ligada às mudanças climáticas. Acho que ter oportunidade de vivenciar junto a líderes ligados ao meio ambiente é um crescimento profissional imenso e uma oportunidade única de poder contribuir com o futuro da região Norte, que vem sofrendo graves impactos decorrentes dessas mudanças, e do mundo”, afirmou.

A primeira etapa abordará princípios básicos do regime internacional de mudanças climáticas, com foco no papel e nos interesses do Brasil. Na oportunidade, os jovens embaixadores vão conhecer o ambiente diplomático de perto, dando sua contribuição para o fortalecimento das relações internacionais do Brasil.

A secretária Julie Messias disse que essa é uma oportunidade única, não apenas para o jovem servidor da Sema, mas para que jovens difundam conhecimentos relacionados à agenda ambiental mundo à fora.

“Esse é um programa onde os jovens, que são o nosso futuro, terão a chance de ampliar seus conhecimentos nas temáticas ambientais e também no ambiente diplomático. Além disso, vão se tornar líderes competentes que vão difundir seus conhecimentos em suas comunidades locais”.

De acordo com o programa, a participação presencial na COP 29 – que ocorre de 11 a 24 de novembro deste ano, em Baku, no Azerbaijão – vai ser efetivada no processo de seleção durante o ano, e havendo disponibilidade de financiamento. Os selecionados terão a chance de serem integrados à delegação oficial brasileira e de expressarem a posição do Brasil em negociações climáticas, contribuindo, assim, com propostas significativas para políticas públicas ambientais.

The Climate Reality Project Brasil

O The Climate Reality Project é uma organização global fundada em 2006 pelo ganhador do Prêmio Nobel e ex-vice-presidente dos Estados Unidos da América, Al Gore. O principal objetivo é catalisar soluções para a crise climática, tornando a ação urgente em todas as esferas da sociedade.

Por isso, é forte a motivação em treinar e mobilizar pessoas para se que se tornem ativistas que fiquem à frente de ações climáticas ambiciosas e políticas de alto nível, que aceleram uma justa transição para uma economia de baixo carbono. A rede do Climate Reality Project é formada por mais de 47.806 Líderes da Realidade Climática em mais de 190 países ao redor do mundo. No Brasil, o projeto é representado pelo Centro Brasil no Clima, com mais de 3.927 líderes.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários