Foi aprovado na sessão ordinária desta segunda-feira, 6, em 3ª e última votação o Projeto de Lei 43/24 que institui campanha de incentivo à doação de medula óssea, em Sorriso.
De autoria do primeiro-secretário da Casa, vereador Rodrigo Machado (MDB), a proposta tem como objetivo captar doadores e conscientizar a população sobre a importância da doação de medula óssea. “Essa doação é fundamental na luta contra a leucemia. Infelizmente, o medo do procedimento e a falta de informação muitas vezes impedem que as pessoas tenham a chance de ajudar a salvar uma vida. Com essa iniciativa, queremos informar que o procedimento é simples, indolor e seguro e, assim, incentivar esse gesto de solidariedade”, acrescenta.
O transplante de medula óssea é um tratamento indicado para pacientes com doenças de sangue, como leucemia, linfomas e alguns tipos de anemia. Pelo menos nove pacientes morreram por dia à espera de transplante no primeiro trimestre deste ano, segundo relatório da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO).
O projeto segue para sanção executiva.
Quem pode doar- Podem ser doadores as pessoas de 18 a 35 anos que não tenham doenças impeditivas para cadastro e doação de medula óssea, como câncer, hepatite C, doenças autoimunes, infecções sexualmente transmissíveis (IST), diabetes, aids/HIV, hipertireoidismo, tuberculose, esquizofrenia e transtorno bipolar, entre outras.
Texto: Ângela Gimenez
Fotos: Ilustrativa/Assessoria