Geral Paraíba
Família Acolhedora: programa executado na Paraíba chama atenção de equipe da cidade de Paulista (PE)
Diversos programas do Governo do Estado, executados pela Secretaria de Desenvolvimento Humano (Sedh), têm merecido destaque e desperta o interesse ...
02/05/2024 15h35
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Secom Paraíba

Diversos programas do Governo do Estado, executados pela Secretaria de Desenvolvimento Humano (Sedh), têm merecido destaque e desperta o interesse de estados e municípios brasileiros. Após os condomínios residenciais Cidade Madura - em funcionamento em oito municípios - visitado por representantes de vários estados, a Paraíba recebeu esta semana a equipe de profissionais do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora, da Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos, da cidade de Paulista (PE), que conheceu o Serviço de Família Acolhedora (SAF) paraibano.

A equipe composta pela coordenadora do Serviço pernambucano, Waleska Antunes; a psicóloga Adriana Aguiar e a assistente social, Raquel Monteiro, foi recebida pela secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Pollyanna Dutra; acompanhada da gerente Executiva da Proteção Especial, Ana Paula Medeiros; da gerente Operacional de Alta Complexidade, Roberta Cavalcanti Pires; e pela coordenadora do Serviço de Família Acolhedora, Débora Santos. Na sequência, seguiram para a cidade de Guarabira, onde se reuniram com a equipe do Polo da 2ª Região, que possui 23 municípios vinculados.

Em sua acolhida, a secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Pollyanna Dutra, destacou a importância do programa. “Entendemos que a solução para a orfandade, para crianças e adolescentes que perderam seus vínculos, é este restabelecimento através das famílias acolhedoras. É tão importante isso, porque a política pública é feita por gente, para gente”, afirmou.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

A coordenadora do Serviço Família Acolhedora do município de Paulista (PE), Waleska Antunes, ressaltou o objetivo da visita da equipe à Paraíba, “Nossa visita tem como objetivo conhecer o serviço de acolhimento aqui no estado para que a equipe técnica do serviço de acolhimento possa aprofundar seus conhecimentos sobre o serviço numa troca de experiências. Como esse serviço foi implantado recentemente no município de Paulista, estamos fazendo essa visita por ser a Paraíba um serviço de referência. Conhecer o funcionamento, a estrutura e os polos de serviço”.

“Conhecemos o Polo de Guarabira, e a avaliação que temos como equipe é muito positiva, porque foi explanado de uma forma bastante esclarecedora como é o funcionamento do Serviço de Família Acolhedora aqui, e vamos levar como algo que vai enriquecer o nosso conhecimento para poder também levar um serviço com qualidade ao município de Paulista”, declarou Waleska Antunes.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Para coordenadora do Serviço de Família Acolhedora, Débora Santos, “foi um momento muito rico para compartilhar informações e trocar experiências com os técnicos da cidade de Paulista. Atualmente, 54 famílias estão inscritas no Programa, dessas 47 habilitadas, nove delas acolhendo, sendo doze os acolhidos”.

O Serviço tem como objetivo acolher, temporariamente, crianças e adolescentes em situação de risco, afastados do convívio familiar por meio de medida protetiva nos termos do Artigo Nº 101, do Estatuto da Criança e do Adolescente, em residências de famílias previamente habilitadas e credenciadas que receberão, mensalmente, o subsídio destinado às necessidades da pessoa atendida pelo programa. Atualmente, o Estado conta com sete polos implantados: João Pessoa, Guarabira, Esperança, Patos, Itabaiana, Princesa Isabel e Pombal, num total de 121 municípios vinculados.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Segundo a gerente Executiva da Proteção Especial, Ana Paula Medeiros, a vinda da equipe técnica do município de Paulista demonstra o quanto o Serviço de Família Acolhedora é executado com excelência pelo Governo da Paraíba. “Por meio de sete polos já implantados, esse serviço, da forma que estamos executando, dos encaminhamentos técnicos, da articulação, da política pública, é excelência para todo o Brasil. Mostrando o quanto o estado da Paraíba tem avançado, enquanto acolhimento, partindo do princípio da prioridade absoluta de crianças e adolescentes, demostrando a sensibilidade do Governo Estadual”, declarou Ana Paula.

Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba