Economia Negócios
Petshop e strip malls: fusão de gigantes é benéfica
A fusão de gigantes do mercado pet trouxe preocupações a pequenos varejistas. A questão, no entanto, deve trazer benefícios a lojas menores, como a...
30/04/2024 17h00
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Agência Dino
Petz e Cobasi anunciaram a fusão de suas operações. O movimento, estudado há algum tempo pelas duas grandes varejistas do setor pet, acendeu o alerta de pequenos negócios da área, uma vez que cerca de 48,7% do faturamento do setor pet em 2022 veio de pequenos pet shops de bairro, segundo o Instituto Pet Brasil (IPB).
 

“Esta negociação abre oportunidades para que empreendedores reforcem ainda mais sua proximidade com o cliente, investindo em técnicas de fidelização”, explica Marcos Saad, sócio da MEC Malls, que faz a concepção e gestão de strip malls.

 

Com cerca de 500 lojas derivadas da união de Petz e Cobasi, as marcas foram vistas como ameaça no mercado pet, mas especialistas dizem que não é bem assim. “O momento é ideal para que pet shops que operam no varejo de proximidade aumentem seus diferenciais, especialmente em serviços”, enfatiza Mario Thurler, sócio da MEC Malls e vice-presidente da Associação Brasileira de Strip Malls (ABMalls).

 
mercado faturou R$ 60,2 bilhões - um crescimento de 16,4% em relação ao ano anterior - de acordo com o IPB.
 

A Petz, inclusive, possui uma rede de franquias chamada Zee.Dog, adquirida em 2021. A marca cresce com unidades menores, em bairros, para que o consumidor vá a pé. Petz e Cobasi podem, inclusive, criar modelos compactos de lojas, focados no varejo de proximidade.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0