Tecnologia Ciência e Tecn...
Com 188 ambientes de inovação, Separtec+ aprova planejamento estratégico até 2030
Entre as ações aprovadas nesta segunda-feira (29) estão a nova oferta do curso de especialização em Gestão de Ambientes Promotores de Inovação (GA...
30/04/2024 07h44
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Secom Paraná

O Planejamento Estratégico do Sistema Estadual de Ambientes Promotores de Inovação (Separtec+) 2024-2030 foi aprovado na X Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Parques Tecnológicos, realizada nesta segunda-feira (29). O encontro contou com a participação de mais de 60 pessoas entre representantes das instituições que acompanharam presencial ou remotamente.

Entre as ações aprovadas estão a nova oferta do curso de especialização em Gestão de Ambientes Promotores de Inovação (GAPI), credenciamento de novos ambientes de inovação, promoção e realização de eventos na área. O planejamento foi desenvolvido de forma coletiva para impulsionar os ambientes de inovação localizados no Paraná.

De acordo com o secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, os ambientes de inovação credenciados pelo Separtec demonstram um novo posicionamento do Governo do Estado em relação aos incentivos às pesquisas e à inovação.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

“Eu denomino de virada conceitual. O Separtec deixou de ser, estritamente, um sistema que olha para parques tecnológicos e passou a olhar para ambientes promotores de inovação, de forma mais ampla”, explicou o secretário.

Com a abrangência de atuação, a nomenclatura do Sistema foi alterada. Os conselheiros aprovaram a alteração de Sistema Estadual de Parques Tecnológicos do Paraná (Separtec) para Sistema de Ambientes Promotores de Inovação (Separtec+).

Os 188 ambientes credenciados estão localizados em 42 cidades paranaenses e são qualificados em 10 categorias: aceleradoras; agências de inovação; centros de inovação; espaços maker; hubs de inovação; incubadoras; pré-incubadoras; e parques tecnológicos em operação, em implantação e em planejamento.

Continua após a publicidade

Está prevista a abertura de um novo edital para credenciamento de novos ambientes ainda no primeiro semestre de 2024.

Outra ação deve ser a abertura de uma nova turma do curso de especialização em Gestão de Ambientes Promotores de Inovação (GAPI), no segundo semestre de 2024. O curso aborda temas ligados ao ecossistema da inovação, e é voltado para a qualificação de servidores públicos. Esta será a segunda turma do curso, a primeira edição finaliza em maio de 2024 com a formação de mais de 100 especialistas.

Outros assuntos como os registros de patentes no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), financiamento por instituições privadas, atração e retenção de empresas também foram abordados durante a reunião.

CONSELHO– O Conselho Estadual dos Parques Tecnológicos foi instituído pelo Decreto nº 5145/2016. É presidido pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e formado por representantes do governo e de instituições representativas da sociedade. Está estruturado em sete câmaras técnicas: Universidade & Empresa, Marco Legal, Gestão & Governança, Fomento e Financiamento, Mobilização e Marketing, Transformação Digital E-Gov e Internacionalização.