Geral MEIO AMBIENTE ...
Semas inscreve para Programa de Pagamento de Serviços Ambientais em Novo Repartimento
Produtores rurais no sudeste estadual se inscreveram em iniciativa conduzida pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas)
26/04/2024 14h04
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Secom Pará

Em Novo Repartimento, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas) promoveu de 23 a 24 de abril, a inscrição de produtores rurais ao projeto piloto de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA), o projeto ‘Valoriza Territórios Sustentáveis’.

A iniciativa incentiva, com o pagamento de até R$ 1,4 mil por hectare a produtores rurais, ações de regeneração, recuperação, manutenção e conservação ambiental.

A iniciativa é direcionada para a preservação e restauração do meio ambiente e também uma possibilidade de capacitação para os participantes se tornarem agentes ativos na promoção de serviços voltados à sustentabilidade e conservação do ecossistema.

Continua após a publicidade

A estratégia faz parte do Programa de Atuação Integrada para Territórios Sustentáveis (PTS) e antecipa o Programa Estadual de Pagamentos por Serviços Ambientais do Pará (PSA). Os produtores poderão ainda, no futuro, se tornar provedores de serviços ambientais e ecossistêmicos, com atividades educacionais e de capacitação técnica que serão oferecidas pelo Programa.

O produtor rural Genivaldo Fernandes explica que a presença do governo do estado no município de Novo Repartimento é muito importante já que traz confiança para a comunidade. “Eu espero que o programa continue melhorando mais ainda e que ele chegue lá na ponta da linha, chegue lá onde a gente está, lá no agricultor mesmo, isso é o que a gente espera”, disse o produtor.

Continua após a publicidade

No evento, foram sanadas dúvidas a respeito do Cadastro Ambiental Rural (CAR), e os produtores foram encaminhados e instruídos quanto a práticas de conservação por parte da equipe técnica do programa Território Sustentáveis

A produtora rural Marieta Linhares disse que há muito tempo o município de Novo Repartimento precisava de um atendimento com esse feito pela Semas, uma assistência necessária sobre o assunto. “A gente ainda não tinha nada, pelo menos nós aqui de Novo Repartimento, mas aqui a gente tinha muita dificuldade de ter assistência e essa ajuda do governo chegou em boa hora”, explicou.

Continua após a publicidade

Texto de Vinícius Silva / Ascom Semas