Voltar pra casa com a certidão de matrícula do imóvel na mão. Quase 200 famílias do Residencial Santa Maria I puderam celebrar, na noite de segunda-feira (22 de abril), esta alegria. Em mais um mutirão para entregar os documentos, que atestam a posse definitiva do imóvel, a Prefeitura disponibilizou 190 certidões de matrícula.
Uma das pessoas que recostou-se no travesseiro para dormir com a sensação de “coração quentinho” foi a servidora pública Roseni de Fátima Calota, umas das 503 beneficiadas com um casa no conjunto habitacional, ainda em 2014. “Depois de 36 anos, realizei o sonho de ter, definitivamente, a minha casa”, declarou ela, mãe de cinco filhos e avó de sete netos. “Comigo, mora um dos meus filhos, minha nora e dois netinhos”, complementou.
Secretário da Cidade, Ednilson Oliveira, explica que a entrega dos documentos, que atestam a posse definitiva dos imóveis, está sendo feita de forma gradativa. Das 503 famílias beneficiadas no Santa Maria I e II, 359 famílias já estão com as parcelas devidamente quitadas e, portanto, aptas a receber a documentação.
“No dia 6 de maio, faremos a entrega das certidões às famílias aptas do Santa Maria II” , antecipou o secretário, acrescentando que os alguns documentos, que não foram retirados na segunda-feira, estão disponíveis na Secretaria da Cidade, que atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 11 e das 13h às 17h. A Secretaria da Cidade fica na Avenida Tancredo Neves, 1743, próxima à Prefeitura.
A secretária de Assistência Social, e primeira-dama do Município, Jucélia Ferro, destacou a relevância do documento para as famílias. “Ter o nome no registro da casa própria dá a segurança da pessoa ter o seu lar, o orgulho de dizer que aquele imóvel é seu, onde pode passar os dias com a família, amigos, de ter o endereço fixo”.
“Assim como no Santa Maria, também entregamos a documentação para os contemplados do Nova Aliança e seguimos regularizando ao máximo possível todas as questões fundiárias de nosso Município”, pontuou o prefeito Ari Lafin, citando também o trabalho desenvolvido em vários outros pontos de Sorriso por meio do Regulariza Sorriso, como no Distrito de Primavera .
Sobre a documentação dos imóveis viabilizados por meio do “Minha Casa, Minha Vida”
Todo o mecanismo necessário à documentação de posse dos imóveis envolve a declaração de quitação, a desalienação do imóvel em cartório e aí sim, a certidão de matrícula. Para facilitar o processo, o Cartório do 1.º Ofício entrou em contato com a Prefeitura e se comprometeu a emitir, de maneira gratuita, todas as certidões de matrícula.
Dúvidas podem ser sanadas pelo “Disk Habitação”, o 3907 8055, que pode ser acionado tanto por ligação, quanto pelo WhatsApp. Além do contato por telefone, o Departamento de Habitação também oferece atendimento presencial, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h nas unidades do Ganha Tempo Central e da Zona Leste.
Texto: Nádia Mastella
Fotos: Cleiton Isidório
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).