A semana começou de maneira lúdica e bastante informativa na Escola Municipal José Joaquim, que recebeu a ação do programa ‘Vigilância nas Escolas’. A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Saúde, apresentou para mais de 200 crianças sinais e alertas sobre a presença do mosquito Aedes aegypti transmissor das doenças dengue, zika e chikungunya. A demonstração foi feita em forma de peça teatral.
Os alunos ficaram atentos às informações passadas e tiveram a oportunidade de identificar quais são os ambientes de risco para a proliferação do mosquito. O intuito dessa ação é conscientizar os adultos através do aprendizado das crianças nas escolas. Depois do resultado do 2º LirAa, que apontou médio risco de infestação para o Aedes aegypti em Petrolina, a Vigilância em Saúde adotou, dentre outras ações específicas para o combate ao mosquito, o programa ‘Vigilância nas Escolas’.
Como forma de facilitar essa compreensão quanto a proliferação dos mosquitos e às doenças que transmitem, as equipes têm realizado ações nas escolas da Rede Municipal de Ensino.