A Prefeitura deAlagoinhas recebeu na manhã desta segunda-feira (22) a visita do superintendente adjunto da Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia, Osny Bomfim, que esteve acompanhado do coordenador Derivaldo Rodrigues. A visita foi intermediada pela deputada estadual Ludmilla Fiscina e faz parte dos esforços para o aprimoramento da atuação da Defesa Civil no município.
A visita possibilitou a realização de umareunião, no Centro Administrativo Municipal (CAM), com o objetivo de agregar conhecimento, estabelecer parcerias e receber o apoio e orientação da gestão estadual. “A Defesa Civil municipal já vem fazendo um árduo e consistente trabalho de prevenção, de notificações e na busca de diálogo com todos os envolvidos nas questões pertinentes à sua atuação. Mas nós temos a humildade de procurar o auxílio disponível para evoluirmos ainda mais”, reconheceu o secretário de Relações Institucionais Hilton Ribeiro. Participaram da reunião a equipe da Defesa Civil de Alagoinhas, representantes das secretariasmunicipais de Infraestrutura, de Serviços Públicos e de Administração e também representantes daAssociação Comercial e Industrial de Alagoinhas (ACIA), do Sindicato dos Comerciários de Alagoinhas – Sicomércio e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
Clélio Mendes, que dirige a Defesa Civil Municipal,apresentou o Plano de Contingência do Município de Alagoinhas edescreveu as ações desenvolvidas pelo órgão na cidade, incluindo visitas técnicas, notificações, vistorias e orientações técnicas, especialmente no que diz respeito à situação das marquises na cidade, depois do grave incidente que vitimou duas pessoas no início do mês de abril.
Osny Bomfim afirmou que as ações contínuas e permanentes da Defesa Civil, estruturais e não-estruturais, farão com que o município se torne mais resiliente. “Temos oentendimento de que é preciso funcionar como um sistema municipal de proteção da Defesa Civil. Esse sistema deve se dar mediante legislação própria e não apenas com os órgãos da Prefeitura, mascom a participação da sociedade, dos empresários, das universidades, da população, que de algum modo contribuem para o funcionamento do sistema, para evitar desastres. Esse é nosso objetivo: dar ao município de Alagoinhas a possibilidade de ser mais resiliente”, expressou o superintendente adjunto.
Os representantes das forças empresariais, ACIA, Sicomércio e CDL, relataram as medidas que já foram tomadas junto aos comerciantes e empresários para solucionar as situações críticas, visando ao resultado a curto prazo, assim como as medidas de manutenção, que trarão resultados a longo prazo.
A gestão municipal se colocou à disposição para oferecer um suporte técnico intensivo a essas entidades. Além disso, informou que já está atuando na prevenção e correção de estruturas nos edifícios que ocupa ou que sejam de sua propriedade.
Após a reunião, o grupo fez uma visita ao centro comercial de Alagoinhas, para uma observação geral da área e elaboraçãode sugestões por parte da equipe da Defesa Civil do Estado.
Fotos: Roberto Fonseca