Cidades Petrolina - PE
Beleza e história marcaram o desfile alegórico dos 93 anos de Rajada
A comunidade de Rajada vivenciou neste último sábado (20), um dos mais belos desfiles alegóricos já realizados em homenagem ao seu aniversário. Com...
22/04/2024 15h24
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Prefeitura de Petrolina - PE

A comunidade de Rajada vivenciou neste último sábado (20), um dos mais belos desfiles alegóricos já realizados em homenagem ao seu aniversário. Comemorando seus 93 anos de fundação, a comunidade do distrito foi à avenida Zezito Bezerra para acompanhar a memória de luta do povo rajadense ao longo da sua história através da água através do desfile que teve como tema: “Rajada – Águas que movem gerações”.

Logo nas primeiras alas, as escolas trouxeram uma referência as águas de originárias do açude de Rajada e aos povos originários do distrito, com destaque para fé na representação da procissão à São José, o padroeiro da comunidade, e a Roda de São Gonçalo. Os meios de transporte de água, ganharam referência com os barris levados em cangalhas e em baldes de alumínios. Um artigo lembrado foram os banguês, ferramenta utilizada em retirada de terra durante escavações em busca de água no subsolo. Algumas alas e alegorias destacaram ainda a implantação dos primeiros chafarizes públicos no distrito, bem como a chegada da adutora que levaria águas às torneiras das casas. Outro destaque foi a homenagem feita a importância e contribuição dos pescadores e das lavadeiras da localidade.

Não poderia ficar de fora as alas que falaram sobre a reflexão humana, que trouxeram em suas alegorias uma mensagem sobre a necessidade de participação dos povos na preservação das fontes naturais de água. Para abrilhantar ainda mais a noite, o desfile foi acompanhado por bandas marciais convidadas, que fizeram um verdadeiro espetáculo na avenida. O evento foi encerrado com o desfile os servidores públicos da Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA), da Unidade Básica de Saúde de Rajada e do Corpo de Bombeiros.

Continua após a publicidade